Bahia: Aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira

Postado em fev 12 2016 - 11:23am por Jornal da Chapada
foto6

Em muitas escolas, uma programação especial está sendo preparada para o primeiro dia de aula | FOTO: Claudionor Jr |

As aulas na rede estadual de ensino começam nesta segunda-feira (15) para mais de 835 mil estudantes, matriculados em 1.320 escolas em toda a Bahia, onde atuam mais de 38 mil professores. Na quarta-feira (17), às 8h30, acontece a aula inaugural, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, com as presenças do governador Rui Costa e do secretário da Educação, Osvaldo Barreto. O evento será transmitido ao vivo pela TV Educativa (TVE) e também pelo Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.

Na aula inaugural serão apresentadas ações de combate ao Aedes Aegypti. Serão distribuídas cartilhas informativas com orientações sobre a prevenção e o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Oficinas também serão realizadas nas escolas para que professores e, principalmente, os estudantes atuem na escola, em suas casas e nas comunidades onde moram, contribuindo com a prevenção e combate ao mosquito.

Em muitas escolas, uma programação especial está sendo preparada para o primeiro dia de aula. No Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, segundo o diretor José Roque Bonfim, os estudantes participarão de uma bate-papo sobre temas voltados à educação, entre os quais o empenho escolar positivo que os alunos da unidade vêm obtendo. “Tivemos alunos, em 2015, que fizeram mais de700 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, passando para o curso de Engenharia Elétrica. Este ano, queremos melhorar ainda mais o desempenho dos estudantes”.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, o acolhimento aos estudantes será movimentado por várias atividades recreativas e pedagógicas, entre estas uma palestra sobre direitos e deveres dos alunos em geral e, para os do 3º ano, a temática será voltada às profissões e ao mercado de trabalho. “Nós, que trabalhamos com educação, temos um papel importante de mostrar aos jovens a importância da educação como caminho de cidadania e um dos nossos desafios é contribuir para que eles se tornem agentes transformadores, através do protagonismo juvenil”, destacou o vice-diretor Fabiano Rocha.

A diretora Daniela Lordelho, do Colégio Estadual Evaristo Veiga, em Ondina, disse que já está tudo organizado para receber os estudantes. “Nossa escola está toda limpa, com retoques de pintura e portas nas salas. A aula, no primeiro dia, será na quadra. Abriremos um diálogo sobre o trabalho que realizaremos ao longo do ano letivo, voltado à nossa realidade, conforme as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado, através de ações estruturantes”.

No Colégio Estadual Governador Otávio Mangabeira, no Saboeiro, a diretora Neuza Pinheiro também disse que a escola está toda arrumada, pintada e enfeitada de bolas e mensagens de boas-vindas para receber os alunos. “No primeiro dia de aula, os professores farão dinâmicas em sala de aula, dentro da nossa proposta de intensificar os projetos lúdico-pedagógicos”.

Aula inaugural
Na aula inaugural, os convidados especiais serão os alunos dos diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais que, com suas linguagens, performances e poéticas, se destacaram no 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, realizado no final de 2015. Para revisitar a história e a diversidade cultural da Bahia, a partir do protagonismo estudantil, os músicos da Banda Face, sob a direção do músico Luciano Bahia, acompanharão os alunos do projeto Festival da Canção Estudantil (Face). Entre outras atividades, haverá, ainda, a Exposição Leituras e Percepções Estudantis, composta por 30 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE).

“Durante a programação da aula inaugural, os nossos estudantes irão revelar que são capazes de ler, interpretar e reinventar o mundo, realçando os traços da diversidade de saberes e a valorização das manifestações culturais de nosso Estado”, destaca a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre. Com um formato pioneiro e diversificado, completa a gestora, a aula inaugural visa enaltecer as políticas educacionais desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado para a Educação Básica, através das experiências criativas dos estudantes, por meio dos programas e projetos que fortalecem as aprendizagens e garantem a expressão de conhecimentos científicos, artísticos, esportivos e culturais.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.