Caixa Cultural leva coleção de peças esportivas para Salvador

Postado em fev 24 2016 - 4:57pm por Jornal da Chapada
foto6

Tocha original – México 1968, pode ser tocada pelos visitantes durante a exposição | FOTO: Leonardo Mattos/Paradigma Produções |

A partir do dia 1º de março até 24 de abril a Caixa Cultural, em Salvador, realiza a exposição “Esporte Movimento”, uma seleção de 447 itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra é gratuita e conta com selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados à história do esporte mundial, além de réplicas táteis de algumas peças expostas, a fim de promover a inclusão de deficientes visuais. A exposição já recebeu 122 mil visitantes nas cidades de São Paulo, Curitiba, Brasília, Fortaleza e Recife, tendo patrocínio da Caixa e do Governo Federal. Ela é maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo.

Entre as centenas de destaques da coleção estão a Tocha Olímpica do México, usada primeiramente nos jogos de 1968; uma folha de Louro de Ouro, fragmento original, utilizado em premiação nos jogos antigos; uma Medalha de Papel, cunhada num campo de concentração, durante os jogos realizados pelos prisioneiros na 2ª Guerra Mundial; um fragmento de calcário datado de 2125 a.C., do Antigo Império Egípcio, com textos em hieróglifos e figuras praticando esportes; além de camisas usadas pelo atleta Adhemar Ferreira da Silva em suas maiores conquistas representando o Brasil. Com informações da Ascom/Caixa Cultural.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.