Ícone do site Jornal da Chapada

Salvador: Encontros sobre improvisação na música são oferecidos ao público do MAM-BA

foto6
A ideia é que qualquer pessoa possa compreender melhor os mecanismos envolvidos nas práticas da improvisação musical | FOTO: Reprodução/Lígia Rizério |

Desde o início de dezembro de 2015 a Escola de Música da UFBA, em parceria com a JAM no MAM e o Museu de Arte Moderna da Bahia, vem realizando uma série de bate-papos dentro do ciclo intitulado “Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM”, com temas ligados à prática da improvisação na música em suas várias vertentes. O ciclo é uma atividade de extensão da EMUS-UFBA e é coordenado pelo músico Ivan Bastos (professor da EMUS e integrante da Banda JAM no MAM), que vem convidando importantes musicistas baianos para esse rico diálogo com o público local.

Segundo Bastos, a ideia é que qualquer pessoa, iniciada ou não na vivência do jazz, possa compreender melhor os mecanismos envolvidos nas práticas da improvisação musical e que, assim, possa aproveitar melhor a experiência oferecida em projetos como a JAM no MAM. Para isso, após uma introdução dos músicos convidados, é aberto espaço para perguntas do público presente, transformando o encontro num bate-papo divertido e leve sobre música.

Até agora já aconteceram três encontros, realizados sempre aos sábados (uma vez por mês), às 17h, pouco antes do início da JAM no MAM. Em dezembro passado, o tema escolhido foi “Acompanhamento de tema X Acompanhamento da improvisação”; já em janeiro o tema principal da conversa foi “O papel da banda base em uma jam session”, enquanto no último dia 20 de fevereiro discutiu-se “O discurso melódico na música brasileira e no jazz”.

Os encontros contaram, em momentos distintos, com participações de nomes (além do próprio Ivan Bastos) como Ivan Huol (idealizador e Diretor Artístico da JAM no MAM), Rowney Scott, André Becker, Joatan Nascimento e Letieres Leite, entre outros. O próximo bate-papo do ciclo “Perspectivas da improvisação no âmbito da JAM no MAM” ainda não tem data marcada, mas será divulgado nas redes sociais do MAM-Bahia e da JAM no MAM, assim que for definido.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas