Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Manifestações param rodovias em todo o estado e pedem fortalecimento da democracia

frtioo6
Protestam fecham a Estrada do Feijão na altura de Cafarnaum, na Chapada Norte | FOTO: Divulgação/Voz do Movimento |

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outros movimentos populares iniciaram nesta sexta-feira (11) uma série de manifestações simultâneas em várias localidades da Bahia com a intenção de declarar apoio ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e contra retrocessos nos direitos dos trabalhadores brasileiros. Foram fechadas as BR’s 101, 110, 242 e 210.

Na BR-101 os trabalhadores trancaram a via na altura de Teixeira de Freitas e Wenceslau Guimarães. Na 242, em Oliveira dos Brejinhos e Luiz Eduardo Magalhães. Já na 210, na região de Sobradinho e em Paulo Afonso a estrada está parada. Além dessas interdições, os protestos ainda atingem a BA-052, conhecida como Estrada do Feijão, no entroncamento de Cafarnaum, na região da Chapada Norte.

Confira mais imagens dos protestos:

Também estão fechadas vias na região de Casa Nova, em frente à Chesf. A BR-242 na altura de Barreiras também está interditada. Já em Salvador, após concentração na Paralela, desde às 7h, os manifestantes pretendem mobilizar trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade para uma caminhada ainda na manhã desta sexta. O aterro sanitário da capital amanheceu fechado e também sob protestos.

A direção do movimento afirma que a democracia brasileira está correndo risco. “A burguesia e a Rede Globo possuem um projeto para o Brasil: repetir o golpe militar de 1964 e criar um sentimento de ódio, medo na sociedade brasileira e a criminalização de diversos militantes que mudaram o país”. Diante do atual cenário político, as organizações destacam a necessidade de realizar ações em todo estado, mobilizando a sociedade baiana.

Essas manifestações contam com o apoio e participação de trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Coletivo de Entidades Negras (CEN), Coletivo Quilombo, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB), União da Juventude Socialista (UJS), Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), a Esquerda Popular Socialista (EPS-PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas