Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: TCM multa prefeito do município de Juazeiro por nepotismo

foto67
O prefeito comunista de Juazeiro, Isaac Carvalho | FOTO: Reprodução |

O Tribunal de Contas dos Mnicípios (TCM) multou na última quarta-feira (16) o prefeito de Juazeiro, no norte do estado, Isaac Carvalho (PC do B), em R$5 mil por prática de nepotismo. Segundo o TCM, no exercício de 2011, Isaac nomeou sua companheira, Zane Ellen Barbosa Nunes, para o cargo de assessora executiva e Angelita Carvalho, sua irmã, para o cargo de chefe de gabinete. O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, ressaltou que a conduta do gestor contraria a Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal, que veda expressamente a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau.

Em relação à nomeação de Josenildo Pereira de Barros e Maria de Melo Pereira Barros, primo do gestor e esposa do primo, respectivamente, e Adarcvi Moreira e Silva e Andressa Maiane Barbosa Nunes, apesar de não ser considerado nepotismo, a relatoria afirmou ser clara e evidente a ofensa ao princípio constitucional da moralidade administrativa, vez que restou demonstrada existência de relação direta e próxima com o gestor.

Do mesmo modo, não restam dúvidas que a nomeação de Carlos Luciano de Brito Santana e Marco Antônio Coelho de Carvalho, advogado e gerente de empresa pertencente ao prefeito, para os cargos, respectivamente, de Procurador e Subprocurador está eivada de ilegalidade, de modo que a investidura dos referenciados servidores, sem prévio concurso público, implica em nulidade absoluta. Em seu voto, aprovado por unanimidade, o conselheiro Fernando Vita determinou também a imediata demissão de todos os servidores citados na denúncia, caso ainda ocupem cargos na Prefeitura de Juazeiro. Cabe recurso da decisão. As informações são do TCM.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas