Um homem, conhecido apenas como “Zelinho”, morador do distrito de Mirangaba, em Jacobina, cidade na Chapada Norte, sofreu agressão física de um policial militar na tarde do último domingo (3). Uma pessoa filmou com um celular a violência cometida após o policial, apontado como o sargento da Polícia Militar (PM) Raul da Conceição Barbosa, popularmente chamado de “Raul da Mirangaba”, se desentender com Zelinho. As imagens estão repercutindo nas redes sociais. Testemunhas afirmam que o soco deslocou o maxilar da vítima e a deixou desmaiada por cerca de cinco minutos. Segundo um morador, que preferiu preservar sua identidade, a guarnição policial chegou ao local e pediu a documentação da motocicleta de Zelinho, sob a suspeita do veículo estar irregular.
Ainda de acordo com o relato, o sargento pediu que o proprietário da moto apresentasse a documentação. O dono da moto não teria hesitado em apresentar o registro, porém, por conta de uma suposta demora foi chamado de “moleque”. Através do vídeo é possível ouvir o trecho em que “Zelinho” responde: “Não sou moleque, e se você é homem eu também sou”. Mal terminou a frase e foi golpeado.
Após o ocorrido, o militar colocou a moto na viatura e a levou para a Delegacia Territorial. Amigos e familiares chamaram uma ambulância que socorreu a vítima para o Hospital Antônio Teixeira Sobrinho. Ele chegou a ser transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, antes de voltar para o interior. Ao site Bocão News, moradores do distrito afirmaram que a vítima é “pai de família, direito e não tem passagem pela polícia”. Segundo o Comando da 24ª Companhia Independente (CIPM), “Raul da Mirangaba”, que atua a cerca de uma década na região de Jacobina, está afastado dos serviços e responderá a um processo administrativo. Com informações do Bocão News.
Assista o vídeo aqui: