Pular para a barra de ferramentas
AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Bahia terá final de semana de calor e chuvas fracas; Chapada terá menores temperaturas

flavio
Clima fica quente durante o dia e frio à noite. Na imagem, a Cachoeira da Raposa | FOTO: Reprodução/Flávio Marçal |

Para este final de semana não estão previstas alterações significativas em relação às condições do tempo sobre a Bahia. Na cidade de Salvador e região metropolitana, o calor associado à umidade vinda do Oceano Atlântico contribuem para manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Esta previsão também se estende para as regiões do Nordeste, Recôncavo e Sul e parte da Chapada Diamantina e Sudoeste. As temperaturas mais elevadas deverão atingir 34°C, o que aumentam as chances de ocorrer eventos isolados de chuvas moderadas, sobretudo no litoral do Recôncavo, sendo estes mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Ainda assim, são nas áreas serranas onde são esperadas as menores temperaturas do Estado, com mínimas de até 16°C durante a madrugada.

Por outro lado, nas demais áreas do Estado, que inclui o Oeste, São Francisco, Norte e setor oeste da Chapada Diamantina, é a massa de ar quente e seco que continua atuando, mantendo o céu ensolarado e com pouca possibilidade de chuvas. Vale ressaltar que, além de inibir as chuvas, a permanência desse sistema meteorológico também colabora para manter as temperaturas elevadas na maior parte da Bahia, sendo nas regiões Oeste e São Francisco onde são esperados os maiores índices, com máximas podendo chegar aos 37°C. Outro reflexo da atuação dessa massa de ar é a redução da umidade relativa para níveis preocupantes, com índices chegando aos 30%, principalmente no meio da tarde.

tempo
São esperadas nas áreas serranas as menores temperaturas do Estado, com mínimas de até 16°C durante a madrugada | FOTO: Inema |

Maré
Para o período entre os dias 15 (sexta-feira) e 17 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 11h30 às 13h30 e entre 23h30 às 01h30 (do dia seguinte), com valores variando de 1,6 e 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre 17h30 às 19h30 e entre 05h30 às 07h30, com valores variando de 0,5 a 1,1 metros. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta
Mesmo com previsão de chuvas, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período de 15 (sexta-feira) a 17 (domingo) permanecerão altos, variando de 10 a 12, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados nas categorias “Muito Alto e Extremo”. Com isso, a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre 10 às 16h, requer cuidados. Assim, a OMS recomenda a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios