Preocupada com a segurança dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), campus Jacobina, a direção lançou na última quinta (14), no auditório, uma campanha para conscientizar pais e estudantes sobre o perigo de pegar carona de desconhecidos. A ação aconteceu durante a primeira reunião entre os pais dos alunos e a direção do campus. O diretor-geral Epaminondas Macedo lembrou que a atitude é perigosa diante dos riscos de violências e acidentes.
“Só temos poder de intervenção dentro da escola. Ao saírem do campus, os alunos não estão mais sob nossa responsabilidade. Mas cabe alertá-los para que convençam ou mesmo proíbam seus filhos de pedir essas caronas”, explicou o diretor. Epaminondas aproveitou para lembrar ainda que os alunos do Ifba contam com transporte escolar gratuito diariamente. O serviço é oferecido em parceria com o município. O diretor adiantou que pretende conversar com os gestores dos colégios Modelo Luís Eduardo Magalhães e estadual Professor Felicidade de Jesus Magalhães para que a campanha seja conjunta.
Jaqueline Catão, mãe da estudante de eletromecânica Beatriz Catão, gostou da ideia da campanha. “Já tenho dito à minha filha para ter cuidado, que carona só com conhecidos da família”. Durante a reunião, os pais também puderam saber mais sobre a estrutura, os cursos, os programas de assistência estudantil. A reunião foi organizada pelo Departamento de Ensino da instituição. Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br .