Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Chapada: Jacobina tem de oferecer linha de transporte coletivo em até 30 dias

ilustra
A recomendação foi recebida pela prefeitura municipal na última sexta-feira (29) | FOTO: Ilustração/Arquivo |

A prefeitura de Jacobina, município localizado na Chapada Norte, terá de disponibilizar a linha 5 de transporte coletivo, que faz o trajeto entre a sede e o povoado de Itapicuru, no prazo de 30 dias, conforme recomendação do Ministério Público estadual (MP). Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, o serviço foi suspenso em março deste ano “sem qualquer aviso prévio ou justificativa formal”. Ele informou que o ônibus da linha fazia duas viagens diárias e atendia três comunidades diretamente impactadas pela atividade de mineração de ouro: Itapicuru, Jaboticaba e Canavieiras. A recomendação foi recebida pela Prefeitura Municipal na última sexta-feira (29).

Pablo Almeida recomenda que o serviço seja restabelecido da forma como era prestado anteriormente. “Em ônibus que circulava diariamente, indo uma vez por dia e voltando outra, saindo de Itapicuru por volta das 6h30 da manhã e retornando a Itapicuru, partindo de Jacobina, por volta do meio dia, sendo garantida a entrada na comunidade de Jaboticaba toda quarta e todo sábado”, afirmou.

Para expedir a recomendação, o promotor de Justiça considerou que, em 2015, houve recolhimento de quase R$ 3,5 milhões de Compensação Financeira para Extração de Recursos Minerais (CFEM), valor repartido entre a União, Estado e Município. Ele explicou que o recolhimento é obrigatório e destina-se a compensar efeitos ambientais, sociais ou socioambientais negativos causados pela atividade exploratória. Com informações do MP.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios