Ícone do site Jornal da Chapada

Feira de Santana recebe programação do Festival de Cinema Baiano

feciba
O Feciba estará no Centro de Cultura Amélio Amorim até o dia 15 com uma programação intensa | FOTO: Reprodução/Feciba |

A cidada de Feira de Santana receberá na próxima sexta-feira (13) a sexta edição do Festival de Cinema Baiano (Feciba), após passagem por Juazeiro no mês de abril. O Feciba estará no Centro de Cultura Amélio Amorim até o dia 15 com uma programação intensa composta por filmes de curtas e longas metragens, mesa redonda e oficina de formação e aperfeiçoamento para o audiovisual.

A oficina de produção de curta-metragem será realizada todas as manhãs do festival e tem a finalidade de fornecer embasamento prático e teórico da produção de curta-metragem. A ação irá colocar os participantes em contato com todas as etapas da realização de uma obra audiovisual, desde a pré-produção, passando pela produção, até as etapas de pós-produção (distribuição e exibição da obra), objetivando que cada aluno possa encontrar seu próprio método para a realização de curtas-metragens.

Sob o comando da roteirista, diretora e produtora Paula Gomes, o curso tratará ainda dos processos que compõe a produção audiovisual, tais como a captação de recursos, fontes de financiamento, o projeto executivo, decupagem do roteiro, produção de locação e elenco, planejamento de filmagem e funcionamento do set. As inscrições já estão encerradas.

A mesa redonda “A linha de fronteira se rompeu” dará continuidade às discussões iniciadas em Juazeiro, tratando de aspectos intimamente relacionados com as lutas sociais contemporâneas aliados ao movimento cinematográfico do interior baiano, tais como a negritude, a inclusão social, o lugar do feminismo na sétima arte, as dificuldades enfrentadas pelo audiovisual realizado no interior do estado, a luta pelo respeito às minorias e a sensibilidade particular que caracteriza o cinema feito no interior.

O debate contará com a participação do professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Cláudio Cledson, da realizadora e integrante do Coletivo Tela Preta, Larissa Fulana de Tal e do cineasta Deo. A medição continuará sob a responsabilidade do cineasta Edson Bastos. A mesa será realizada no dia 15/05, às 10h. A entrada é gratuita.

Confira abaixo a programação completa do VI FECIBA em Feira de Santana

SEXTA – 13/05

08:00 – Oficina de Produção de Curta-metragem com Paula Gomes.

18:30 – Cerimônia de Abertura

19:00 – Mostra Atualidades

SÁBADO – 14/05

08:00 – Oficina de Produção de Curta-metragem com Paula Gomes.

10:00 – Mostra Infanto-juvenil

13:30 – Mostra Bahia Adentro

15:30 – Mostra Retrospectiva

17:30 – Mostra Competitiva – Programa 1

19:30 – Mostra Bahia Afora

DOMINGO – 15/05

08:00 – Oficina de Produção de Curta-metragem com Paula Gomes.

10:00 – Mesa “A linha da fronteira se rompeu”, com Cláudio Clédson, Deo e Larissa Fulana de Tal, sob mediação de Edson Bastos (Entrada Gratuita)

15:30 – Mostra Sexualidades

17:30 – Mostra Competitiva – Programa 2

19:30 – Mostra Atualidades

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas