“A Educação e a Década Internacional de Afrodescendentes” é o tema da décima edição da sessão especial pela passagem do Dia da África, celebrado anualmente pelo deputado estadual e presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade (Cepi), Bira Corôa, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Atividade será realizada na próxima quinta-feira (19), a partir das 14h no Plenário da Assembleia Legislativa.
Este ano, a ação destacará a Década Internacional Afrodescendente (2015-2024), que visa promover o respeito, proteção e realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de ascendência Africano, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos Universais.
Sessão terá como palestrante principal a professora, diretora do campus Malês (Unilab) e ex-ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. O Dia da África é comemorado no dia 25 maio. A data foi instituída pela ONU, em 1972, para simbolizar a luta e o combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.