Ícone do site Jornal da Chapada

Opinião: Confira análise e os prováveis candidatos a algumas prefeituras da Chapada Diamantina

foto6
Pré-candidatos em municípios como Utinga, Itaberaba, Bonito, Wagner, Nova Redenção e Itaetê | FOTO: Jornal da Chapada |

Por Deninha Fernandes*

As eleições desse ano prometem ser bastante movimentadas em todo o país. No município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, já existem nomes dos prováveis candidatos ao cargo no Executivo. Entre eles estão Leonardo Moscoso (PSDB), Ricardo Pimentel (PV), Ricardo Mascarenhas (PSB), Zé Raimundo (PMDB) e Aroldo Moreira (PCdoB) em oposição ao grupo do atual prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP). Já entre os apoiadores de João Filho estão sendo cotados os nomes do atual presidente da Câmara, Paraná (PP) e do empresário do ramo da construção civil, Zé Carlos (PP).

Entretanto, apenas estão definidos os nomes de Leonardo Moscoso e de Zé Raimundo. Esses sim não abrem mão de suas candidaturas, precisam manter os espólios eleitorais para pôr na mesa em 2018. Fico impressionada com a falta de definição em Itaberaba e acho difícil uma união da oposição. Por outro lado, os candidatos que o prefeito João Filho lança não agradam ao povo, o único que tem densidade eleitoral, talvez, por ter mandato, é o presidente da Câmara, Paraná. Mas será que chega?

Na minha opinião, o prefeito João Filho deveria apoiar o nome do sobrinho Ricardo Mascarenhas, filho do ex-prefeito Jadiel Mascarenhas. O crescimento do jovem empresário tem sido a grande surpresa desse pleito, sem falar, que João Filho teria a oportunidade de fazer as pazes com o irmão (que está no leito de UTI) unindo de novo a família Mascarenhas. Toco nesse assunto, porque sempre disse que o prefeito João Filho foi eleito com o espólio do irmão, e confirmei o que disse quando noto a comoção da cidade neste momento difícil pelo qual Jadiel passa.

Para vocês terem uma ideia, Ricardo está sendo convocado pelo povo a assumir uma candidatura independente, mesmo estando dividido entre as atividades empresariais e a assistência ao pronto restabelecimento do pai e apoio à família. Sei também que um dos sonhos de Jadiel Mascarenhas é eleger Ricardo prefeito de Itaberaba.

Utinga
Já na cidade de Utinga, os principais nomes são do ex-prefeito Joyuson Vieira (PSL), ou o de Átila Karaoglan (PSDB), na oposição, que vão concorrer com o atual prefeito Alberto Muniz (PSD). Vale lembrar que o prefeito Alberto Muniz pode estar inelegível, já que teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e foi considerado ficha-suja.

Segundo informações, se Alberto Muniz for retirado do páreo deve indicar como seu substituto o presidente da Câmara, Sandro de Miranda Costa (PSD). Neste município, na minha opinião, o povo não esqueceu a administração de Joyuson Vieira, não é por acaso que seu nome está na preferência para comandar de novo o município.

Wagner
Em Wagner a eleição gravita em torno da reeleição do atual prefeito Natã Garcia Hora (PSD), já que ainda não há definição do nome dos seus concorrentes. O atual gestor com certeza merece ir para reeleição, afinal, soube administrar no período mais difícil que já passou os municípios brasileiros. Sem falar, que realizou obras importantes em todas as áreas do município. Ações em saúde, educação, assistência social, foram realizadas sempre visando o melhor para as crianças, os jovens, os artistas e os idosos, em especial os mais vulneráveis socialmente.

Bonito
No município de Bonito a situação segue para renovação, todas as pesquisas de opinião sinalizam para a eleição de Jai Primo (PMDB), que não sabe ainda quem vai enfrentar, já que o atual prefeito Edinho (PSD) está na mesma situação do prefeito de Utinga, ou seja, no rol dos fichas-sujas por conta de rejeição de contas pelo TCM. O nome do ex-prefeito Rômulo Carneiro surge também timidamente, porém, acho difícil decolar em virtude de o mesmo ter perdido a credibilidade com as lideranças e até com o povo por não ser cumpridor de acordos políticos e muito menos de palavra.

A mais nova ‘falsetagem’ de Rômulo Carneiro vitimou o próprio Jai Primo. Eles fizeram um acordo de que seria o candidato quem estivessem melhor nas pesquisas de opinião. E pasme, caro leitor, após quatro Institutos de Pesquisas comprovarem que Jai estava melhor colocado, Rômulo “bateu o pé” e disse que não acreditava. Será que Carneiro não entendeu ainda que na política as pessoas tem que demonstrar primeiro segurança no que acorda para depois ser candidato?

Na minha opinião, a saída honrosa de Rômulo é fazer um acordo com Jai para apoiá-lo e na próxima eleição ser o sucessor do mesmo. Isso se Geo, o vereador comunista [PCdoB] que está cotado para vice de Jai, deixar.

Itaetê
Em Itaetê, o segundo colocado no pleito passado Valdes Brito (PT) lidera com folgas todas as consultas públicas realizadas no município e deve concorrer com o ex-prefeito Zenildo Matos (PSD), já que a atual prefeita Lenise Estrela (PSB), segundo correligionários, desistiu de ser candidata devido ao desgaste político e grande rejeição de seus quatros anos de administração.

De antemão, aproveito o ensejo para parabenizar a população itaeteense que, sem medo do chicote e das mentiras do grupo político liderado pelos Estrela, estão conduzindo Valdes Brito para a vitória. Vitória que, na minha modesta opinião, será de todas as classes sociais de Itaetê, em especial dos professores, dos assentados e do povo mais necessitado. Para você que não sabe, o candidato da prefeita Lenise é aquele mesmo que assumiu a prefeitura no lugar do saudoso Admar Mattos e, logo após assumir, cortou salários, demitiu funcionários, enfim, foi um atraso para o município.

Nova Redenção
Em Nova Redenção, o ex-prefeito Ivan Soares (PT), também lidera toda consulta popular e deve desbancar com folga a atual prefeita do município Ana Guadalupe Azevedo (PSD). Na minha opinião, a administração de Guadalupe só foi melhor do que a do seu marido Luciano Azevedo. Desculpe-me, continuo na dúvida. No próximo mês vamos continuar falando de política de Itaberaba e vamos avaliar os municípios de Marcionílio Souza, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Ibiquera.

Sempre de olho na sucessão municipal.

*Deninha Fernandes é jornalista e editora-chefe do Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas