CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Temperaturas mínimas podem chegar aos 15°C na Chapada Diamantina neste final de semana

clima
Nas outras regiões do estado, o tempo segue quente e seco e, no litoral, há a possibilidade de chuvas fracas | FOTO: Reprodução/Blog Perambulando na Trilha |

Para este final de semana, o tempo na Bahia seguirá sem grandes mudanças, principalmente, na faixa centro-oeste e norte do Estado. Tal condição ainda se deve a permanência da massa de ar quente e seco sobre essas áreas, o que deverá manter o céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período. Essa previsão de pouca nebulosidade, além de refletir nas altas temperaturas (máximas de até 36°C), também auxilia na queda dos índices de umidade do ar que, em algumas localidades, continuarão atingindo valores inferiores a 30%, considerados preocupantes para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é de, no mínimo, 60%.

Por outro lado, durante a noite, como é típico dessa época do ano (aproximação do inverno), as temperaturas diminuem consideravelmente, atingindo mínimas de 16°C. Para as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, ainda são esperadas baixas temperaturas, com mínimas podendo chegar aos 15°C no município de Piatã – uma das cidades mais frias do Estado. Ainda assim, como os índices de umidade se manterão elevados, a previsão também é de céu parcialmente nublado a claro. Com isso, as atenções devem ser mantidas nessas áreas do Estado, uma vez que, com essa previsão de tempo frio e úmido, aumentam as chances de ocorrer neblina, sobretudo, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Por outro lado, nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo, Nordeste e Sul, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico os principais responsáveis por manter o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas. Vale destacar que, a partir do dia 21 (sábado), uma frente fria que avança pelo Sudeste brasileiro, poderá contribuir para intensificar a nebulosidade e, consequentemente, trazer chuvas moderadas para o Sul da Bahia. As temperaturas nestas regiões continuarão mais amenas, com valores variando entre mínimas de 19°C e máximas de 33°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, ainda é a umidade vinda do Oceano Atlântico quem mais deve predominar, deixando o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas fracas. As temperaturas na capital baiana serão mais amenas, onde os valores deverão oscilar entre 22°C (mínimas) e 30°C (máximas).

tempeo
Piatã, na Chapada Diamantina, pode chegar aos 15 graus | FOTO: Divulgação/Inema |

Maré
Para o período entre sexta-feira (20) e domingo (22), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 3h e às 5h e entre às 15h e à 17h com valores variando de 1,9 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 9h e às 11h e entre as 21h e às 23h, com valores variando de 0,3 a 0,4 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período de 20/05 (sexta-feira) a 22/05 (domingo) continuarão variando de 08 a 10, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados na categoria “Muito Alta”. Assim, a OMS recomenda cuidados com a exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre as 10 e as 16 horas, como: utilizar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando assim danos à saúde, principalmente, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios