Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Chapada: Governo baiano entrega à população de Utinga escolas e unidade de saúde

foto67
Unidade de Saúde da Família no Distrito de Buriti | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

A mais nova Unidade de Saúde da Família (USF) da Chapada Diamantina foi construída na localidade de Buriti, zona rural do município de Utinga. Com a entrega do equipamento neste sábado (21), cerca de 1,9 mil pessoas passam a usufruir de serviços médicos e odontológicos em dependências climatizadas. Por causa do mau tempo na região, a aeronave que levaria o governador Rui Costa para participar do evento, e cumprir outras ações previstas em agenda, não pôde seguir viagem. Algumas autoridades, como o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Otto Alencar Filho, e o senador Otto Alencar, que já estavam na cidade, participaram da cerimônia de entrega.

“Por causa do mau tempo, da chuva, o helicóptero com o governador Rui Costa teve que pousar em Castro Alves. Ele é um gestor que gosta de viajar pela Bahia e teria ficado muito satisfeito com as obras que estamos inaugurando aqui hoje”, explicou o senador. Morador da localidade de Buriti, o vigilante Mourivaldo Sousa da Silva disse que a implantação da USF proporciona mais comodidade às famílias. “A gente tinha que se deslocar para a cidade. Agora, o médico, o enfermeiro vêm atender aqui. Facilitou muito. Tem uma importância muito grande para a gente”.

foto6
Inauguração da Escola Municipal Arlindo Silva | FOTO: Manu Dias/GOVBA |

Entregas na área da Educação
O sábado também foi marcado por entrega de obras na área da educação. Na sede de Utinga, os estudantes da Escola Municipalizada Antônio Muniz passam a desenvolver as atividades pedagógicas em uma estrutura que passou por reforma geral. A construção da quadra de esportes cobertas no local foi uma das demandas atendidas pelo Governo do Estado no setor educacional. Juntos, os investimentos na unidade de ensino totalizam quase R$ 1 milhão.

Ainda na sede, foi inaugurada a reforma e a ampliação da Escola Municipal Padre João Ramos Marinho, onde estudam 140 crianças e jovens. Duas unidades municipais de ensino foram construídas e entregues na zona rural. Uma é a Escola Wilson Peixoto Karaoglan, no distrito de Cambuí, que atende 74 estudantes do ensino fundamental. A lavradora Jaciane Rodrigues fez questão de levar os filhos para prestigiarem o evento de inauguração. “Gostei muito. Melhor que a outra escola que tinha. Os estudantes que têm que cuidar da escola agora”, destacou. A outra instituição municipal inaugurada foi a Arlindo Silva, em Buriti, com 200 alunos matriculados, da educação infantil ao ensino fundamental 1 e 2.

Durante visita à cidade, o presidente da Desenbahia Otto Alencar Filho se colocou à disposição dos municípios da Chapada que estiverem interessados em contrair empréstimos junto à instituição financeira. “Disponibilizamos linhas de crédito para que as prefeituras possam investir em saneamento, pavimentação, drenagem e construção de escolas. Ou seja, tudo o que estiver relacionado à infraestrutura, financiamos”. As informações são da Secom.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios