Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Caravana do Lazer capacita agentes multiplicadores em Nova Redenção

foto6
Cerca de 90 estudantes e profissionais das áreas educacional, esportiva e de lazer do município de Nova Redenção participaram da capacitação de Agentes Multiplicadores de Lazer | FOTO: Divulgação/Sudesb |

O Curso de Formação de Agentes Multiplicadores de Lazer reuniu dezenas de pessoas, de sexta a domingo (27 a 29/5), no município de Nova Redenção, região da Chapada Diamantina, na Caravana do Lazer – projeto itinerante do Governo do Estado, executado pela Superintendência dos Desportos (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com prefeituras. A iniciativa tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Dividido em aulas teóricas e práticas, o programa incentiva o resgate lúdico das brincadeiras e faz a capacitação do público local interessado na organização de eventos culturais, recreativos, de esporte e de lazer. Na sexta e sábado (28 e 29/5), 88 pessoas participaram das aulas de formação, que ocorreram no Colégio Educandário Rômulo Galvão.

Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância do resgate lúdico do lazer nas comunidades. No domingo (29), o conteúdo trabalhado em sala de aula foi levado para a Praça dos Comerciantes, com a realização do Dia de Lazer – ponto alto do projeto. Brincadeiras voltadas para as crianças, como vôlei, golzinho, cama elástica, pista de sabão, piscina de bolinhas, oficinas de reciclagem, entre outros, fizeram a alegria das centenas de crianças.

A Caravana do Lazer é um projeto itinerante da Sudesb | FOTO: Divulgação/Sudesb |

Mesmo com o forte sol, a garotada compareceu e disputou cada espaço nas oficinas disponíveis. O garoto Ricardo Silva, de 10 anos, não teve dúvidas de qual atração ele gostou mais. “Claro que foi a pista de sabão. Isso aqui é muito divertido”, disse. Já a garota Maria Santana, de 12 anos, preferiu brincar na cama elástica. “Gostei de todos os brinquedos, mas ficar pulando e dando cambalhota é muito legal”, elogia.

Programa
A Caravana do Lazer é um projeto itinerante da Sudesb, que há oito anos percorre os municípios baianos capacitando agentes multiplicadores para que estes desenvolvam atividades de esporte e lazer em sua região. A ideia é levar para esses locais ações que despertem na comunidade o desejo de buscar o melhor, dentro da realidade em que vive.

No curso, a coordenadora Susi Docio, do quadro de professores da Sudesb, busca não apenas despertar o interesse das pessoas pela criação e manutenção dessas atividades, como também ela explica a importância de valorizar e preservar a cultura local. “O objetivo do projeto é levar a mobilização social do lazer na busca da melhoria das práticas recreativas, promovendo uma aproximação social e permitindo a construção de um grupo de pessoas para trabalhar por mais ações no município, valorizando a cultura que há no local e fazendo uso de quatro princípios fundamentais: inclusão, adaptação, transformação e autogestão”, explica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas