CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Previsão de tempo fechado e chuva fraca para os próximos dias na Chapada Diamantina

chuva
Com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, somada a aproximação do inverno, já são observadas temperaturas típicas da estação em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Portal Rius |

Para os próximos dias, as condições do tempo na Bahia não deverão ter mudanças significativas, ou seja, continua instável, sobretudo, na faixa leste do Estado. Tal situação se deve, principalmente, aos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que intensificam, ainda mais, a nebulosidade e as chuvas nessa faixa. Essa instabilidade é mais evidente nas regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste, Nordeste, Recôncavo e Sul, onde o céu se manterá nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.

Entretanto, os maiores volumes são esperados para as regiões do Recôncavo e Nordeste, especificamente, nas localidades mais próximas ao litoral. Com essa previsão de céu encoberto e chuvoso, somada a aproximação do inverno, já são observadas temperaturas típicas da estação em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C. É sempre bom lembrar que, esse tempo frio aliado à umidade elevada, aumenta a possibilidade de formação de neblina, sobretudo, durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer atenção redobrada.

Nas demais regiões do Estado, que inclui o Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco continua predominando, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas. A influência desse sistema é mais evidente no setor oeste do Estado, onde, além de deixar o céu ensolarado, também reflete na umidade do ar, reduzindo-os a índices em torno de 30% em algumas localidades, que são considerados preocupantes para o conforto humano. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para este conforto seria de, no mínimo, 60%. Quanto às temperaturas, os maiores valores continuam sendo esperados para estas regiões, com máximas oscilando entre 32°C e 35°C.

Para Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico também são os responsáveis por deixar o tempo instável nos próximos dias, quando o céu se manterá encoberto e chuvoso. Com isso, as temperaturas na capital baiana também deverão ficar mais amenas, com valores variando entre mínimas de 21°C e máximas 29°C. O outono e o inverno são estações que apresentam como uma de suas características a diminuição na intensidade de radiação solar sobre o Hemisfério Sul e, consequentemente, redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s).

Tal redução pode ser observada nos Índices previstos para quarta-feira (15) e quinta-feira (16) que deverão variar de 6 a 8. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes Índices estão classificados nas categorias “Alta” e “Muito Alta”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários entre às 10 e às 16h. Com isso, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, minimizando, assim, danos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos. As informações são do Inema.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios