O Governo da Bahia afirmou, através do presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, que há grande preocupação com a tradição cultural das festas juninas, como o São João. Inclusive esse intuito foi demonstrado com a aplicação da lei da Zabumba (reveja aqui), que exige um mínimo de 60% de contratação de artistas que tocam exclusivamente forró.
Medrado ressaltou a importância dos investimentos do Governo do Estado no fomento dos festejos juninos 2016 em 95 municípios baianos, mantendo a tradição e gerando oportunidades para artistas, produtores culturais e a rede de serviços em torno dos eventos nas regiões beneficiadas.
Diogo falou também da valorização dessas manifestações e do simbolismo da diversidade musical que os festejos juninos alcançam. “Sob a recomendação do governador Rui Costa estamos fazendo uma festa que valorize a cultura local com artista da terra e também de outros estados para assegurar a maior diversidade musical possível. Mas sem abandonar nossas origens como o forró pé de serra, a autenticidade da produção cultural nordestina”, afirmou em entrevista coletiva.
Jornal da Chapada