Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Garoto de 10 anos é picado por cobra em Ibicoara e família informa perda de visão

foto6
Mãe do menino picado por cobra informou que o estado de saúde dele é grave | FOTO: Graer/Divulgação |

Um turista de 10 anos, natural de Fortaleza, no Ceará, foi picado por uma cobra durante uma trilha em Ibicoara, na região da Chapada Diamantina, na Bahia. De acordo com a prima do garoto, Camila Viana, que conversou com o Portal G1 nesta quinta-feira (23), essa foi a primeira visita do menino à Chapada. Ele fazia uma trilha acompanhado da mãe, a professora Erilene Matos, quando foi picado na perna. O caso ocorreu na tarde da última quarta-feira (22). Camila ainda disse que pessoas que estavam no mesmo grupo que a vítima na trilha identificaram a cobra como uma cascavel, mas não conseguiram capturar o animal.

“Ele foi levado para um hospital em Barra da Estiva [cerca de 22 km de Ibicoara, também na Chapada Diamantina]. Conseguiram usar soro [antiofídico], mas ele não reagiu, não está enxergando, não está sentindo as pernas e os rins não estão funcionando. Às vezes ele acorda, mas dorme novamente, por conta dos remédios”, disse Camila. Ainda conforme a prima do garoto, a família conseguiu a autorização do plano de saúde para que ele seja atendido em um hospital particular de Salvador, mas não havia um meio rápido de transporte para transferir o menino.

“Precisávamos do helicóptero da Polícia Militar, porque o atendimento já está garantido no hospital. A secretária de turismo de Ibicoara intermediou com o governo para conseguirmos o helicóptero”, disse. Em postagem em uma rede social, a mãe da criança citou a transferência do filho por meio de uma UTI aérea e disse que o estado de saúde dele é grave. De acordo com o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), um avião foi enviado para a região nesta quinta-feira para fazer a transferência da criança. Conforme o Graer, a aeronave decolou de Barra da Estiva por volta das 17h15 e chegou em Salvador às 18h30. A criança está internada no Hospital Teresa de Lisieux, na capital baiana. A aeronave foi uma intervenção do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) junto ao governo do Estado. Ele mantém atuação na região da Chapada Diamantina, auxiliando gestões municipais como a de Ibicoara, município administrado pelo prefeito Arnaldo Pires (PSL). Com informações do Portal G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas