O compromisso firmado entre os trabalhadores de limpeza urbana com o vereador do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, Júlio Honorato (PT), segue neste pleito de 2016. Os diretores do Sindilimp-BA já declararam apoio à pré-candidatura para manutenção da cadeira na Câmara Municipal de Júlio, que é membro e representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Essa informação foi confirmada pela direção do sindicato da categoria que envolve ainda os trabalhadores terceirizados, e pelo vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), que representa a categoria na capital.
“O Congresso dos Trabalhadores reiterou a linha de que nós teríamos pré-candidatos dos trabalhadores de empresas e terceirizados, onde nós pudéssemos. Apenas em Conquista, onde temos uma relação mais forte com o MST, é que vamos apoiar Júlio, que representa uma aliança do trabalhador rural com a terra. Qualquer outra pré-candidatura que não for a de Júlio não tem legitimidade para o Sindilimp-BA em Vitória da Conquista. A direção do sindicato disse que vamos apoiar Júlio e reafirmar um compromisso que tivemos com a EPS [Esquerda Popular Socialista] e com o MST, para fortalecer o seu instrumento político”, pontua Suíca.
Júlio Honorato esteve em Salvador esta semana e se reuniu com Suíca e a coordenadora-geral do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello. O edil conquistense levou as informações necessárias para conhecimento da categoria na região sudoeste. “Tenho a satisfação de representar os trabalhadores terceirizados no sudoeste e precisamos acompanhar de perto todos os passos das recentes negociações, que, com certeza, mudará a relação entre empresa terceirizada e prestadores de serviços, principalmente no que se refere a salário atrasados’, completa Júlio, se referindo à lei anticalote.