Símbolo de esperança para mais de 750 famílias que moram nos assentamentos ‘Lulão 1 e 2’, em Santa Cruz de Cabrália, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar empenho para barrar o impeachment da presidente Dilma. Nesta quarta-feira (3), durante ato político em defesa da democracia na região sul da Bahia, Lula se reuniu com políticos baianos, como o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), para tratar de estratégias e debater a conjuntura política nacional e estadual. O edil da capital considerou a presença do ex-presidente petista como “mais um marco social do representante político” por participar de evento com trabalhadores rurais.
“A presença de Lula revigora a força dos movimentos sociais no estado. Enquanto os golpistas se escondem no Congresso Nacional, sem participar de nenhum ato público, o ex-presidente segue sua luta sem medo de caminhar e mostrando que ainda tem muita lenha para queimar até 2018”, salienta. Para Suíca, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que administra o ‘Lulão’ continua sendo um dos movimentos mais importantes da América Latina, e que a luta por terra está apenas no começo no país.
“Vim aqui para fortalecer ainda mais a aliança campo e cidade”, afirma o edil, que tem o apoio de movimentos sociais e populares em Salvador. Ainda segundo o petista, o assentamento ‘Lulão’ é uma das referências em ações de infraestrutura para a reforma agrária popular. “Foi construído no primeiro governo de Lula, e, após 10 anos de consolidado, o ex-presidente debate com as famílias assentadas a trajetória política e social desde a sua criação, expondo diretamente sua preocupação com a continuação dos trabalhos na localidade”, completa Suíca.