Conselheiros municipais de Educação de Itaberaba, na Chapada Diamantina, passaram por uma capacitação na última quarta-feira (3) promovida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc) em parceria com a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), o Fórum e o Conselho Estadual de Educação. Foram debatidos temas como o atual cenário da educação no Brasil e o papel do MP na garantia de direitos.
A qualificação faz parte do ‘Projeto Saber Melhor’, que tem como objetivo auxiliar no empoderamento dos conselheiros para melhor monitorar, avaliar e fiscalizar os Planos Municipais de Educação. A forma de atuação e o papel dos conselheiros no monitoramento e fiscalização dos planos orçamentários de educação também fizeram parte do curso.
Entre junho e julho, as qualificações ocorreram em Salvador, Barreiras, Itapetinga e Senhor do Bonfim. No próximo dia 18, a capacitação ocorrerá em Vitória da Conquista e, no dia 24, o município de Eunápolis. A capacitação contou com a presença de prefeitos, secretários de educação, educadores, representantes de órgãos municipais e estaduais de educação, entre outros. Jornal da Chapada com informações do MP.