Jornal da Chapada

Chapada: Brigadistas identificam incêndio florestal próximo ao Vale do Pati

Incêndio florestal identificado entre Andaraí e Vale do Pati. A imagem foi capturada na última quarta-feira | FOTO: Divulgação/Cifa |

Com a chegada desta época do ano, é iniciado o período crítico dos incêndios na vegetação da Chapada Diamantina. Na noite desta quarta-feira (10), brigadistas voluntários dos Combatentes a Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa) identificaram um novo foco entre Andaraí e o Vale do Pati.

Conforme informações do presidente da Cifa, Homero Vieira, o Corpo de Bombeiros já foi acionado; o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, já mobilizou uma equipe de combate ao fogo; e a própria Cifa também foi para o local nesta quinta-feira (11).

Leia também
Brasil: Queimadas em florestas do país preocupam o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Segundo Vieira, “o calor já se faz presente em Andaraí e o combate durou toda a noite e madrugada”. “O fogo está controlado, porém, não foi extinto. Hoje [quinta] sobe mais um esquadrão do Parque Nacional [ICMBio] e mais cinco brigadistas da Cifa, para fazer a extinção e monitoramento. Esperamos que o sol forte não prejudique a operação”.

Há ainda as mesmas reclamações que aconteceram nos anos anteriores, como a falta de aeronave específica para combate aos incêndios na Chapada e a não entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). “Até agora só temos promessas do estado”, desabafou Homero.

Jornal da Chapada

Pular para a barra de ferramentas