Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fogo em Andaraí retorna com força devido ao sol, mas brigadistas contêm uma das cabeças

foto6
Os brigadistas que atuaram nesta quinta-feira relatam uma situação crítica e que precisa de atenção dos órgãos competentes | FOTO: Divulgação/Cifa |

O fogo que consome a vegetação em Andaraí, já próximo ao Vale do Pati, na Chapada Diamantina, desde a noite da última quarta-feira (10), diminuiu na manhã desta quinta (11), com a ação dos brigadistas voluntários dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação (ICMBio). Mesmo com a distância e a grande quantidade de biomassa, o combate foi bem sucedido, com um das cabeças do fogo sendo controlada, já no final da tarde, depois das chamas perderem o controle com o sol escaldante do dia.

“Os brigadistas estavam apenas realizando o monitoramento da área atingida, quando o fogo retornou por causa do sol quente. No final da tarde e início da noite, conseguimos controlar uma das cabeças, a do lado direito da Trilha do Pati. Porém, a do lado esquerdo continua crescendo”, afirma o presidente da Cifa, Homero Vieira, em contato com o Jornal da Chapada.

Conforme Vieira, o pedido da aeronave ainda não foi atendido. “Acho que a filosofia do Estado é: depois que vira catástrofe tomaremos as providências”. Os brigadistas que atuaram nesta quinta-feira relatam uma situação crítica e que precisa de atenção dos órgãos competentes.

“Tem um foco a cima do Lapão, tem um foco subindo a Serra, mais para baixo, cerca de 500 metros do segundo Córrego. O ICMBio disse que a situação do incêndios estava controlada e que a gente só estava vindo fazer o rescaldo, mas quando chegamos aqui ainda tivemos que combater focos. Esperamos até que uma das cabeças desse a possibilidade para a gente entrar em combater”, completa um dos brigadistas da Cifa em vídeo.

Confira imagens do incêndio florestal:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas