Ícone do site Jornal da Chapada

Massa de ar seco deixa tempo frio na Chapada Diamantina; Piatã tem menor temperatura

Os descontos variam de acordo com o dia da semana | FOTO: Jornal da Chapada |

foto67
Embora o clima frio de inverno, não são esperadas ocorrência de chuvas | FOTO: Jornal da Chapada |

A previsão do tempo para os próximos dias na Bahia, que inclui o final de semana em que se comemora o dia dos pais, deverá ter mudanças em algumas áreas, onde há possibilidade de ocorrer chuvas. No entanto, na maior parte do Estado quem continua predominando é a massa de ar seco, o que manterá reduzida a nebulosidade e as chuvas nesse período.

Para as regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste e Nordeste, onde essa massa de ar também está atuando, embora com menor intensidade, as chances de ocorrer chuvas serão menores. Mesmo assim, as temperaturas deverão continuar mais amenas (com valores típicos de inverno), ou seja, variando entre máximas de 32°C (na região Nordeste) a mínima de até 13°C (na Chapada Diamantina e Sudoeste).

Em algumas localidades dessas regiões, com destaque para as áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, também há um alerta. Pois, durante a noite, quando a umidade fica mais elevada, esse tempo frio contribui para a formação de neblina. Com isso, os cuidados deverão ser redobrados, principalmente nas estradas.

O tempo seco, somado a vegetação já ressecada, mantém o alerta quanto ao risco de ocorrer novos focos de queimadas ou até mesmo intensificar aqueles já existentes nessas regiões. Assim, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, pois, uma simples ponta de cigarro poderá dar origem a uma grande queimada, podendo trazer danos irreversíveis ao meio ambiente e à população.

Piatã volta a registrar a menor temperatura do estado | FOTO: Reprodução/Inema |

Tais mudanças também são esperadas para as regiões do Recôncavo e Sul, pois uma frente fria que está avançando pelo litoral do Sudeste brasileiro poderá intensificar os ventos vindos do Oceano Atlântico, o que resulta no aumento da nebulosidade, bem como, das chances de ocorrer chuvas nessas regiões.

Por outro lado, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte, a massa de ar seco é quem prevalece, pois, além de deixar o céu ensolarado, também está influenciando nas temperaturas. Tal influência se deve a pouca ou nenhuma nebulosidade, elevando-as durante o dia (com máximas de até 36°C) e diminuindo significativamente durante a noite (quando as mínimas poderão chegar aos 14°C).

Outro reflexo da persistência dessa massa de ar está na redução dos índices de umidade que, em algumas localidades, se manterão em torno ou abaixo dos 30%. Estes valores, portanto, são considerados preocupantes para o conforto humano, uma vez que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o mínimo ideal seria de 60%. Nessas situações, profissionais da saúde recomendam o consumo de bastante líquido, bem como, evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente, nos horários de níveis mais críticos (entre 10h às 16h).

Para Salvador e região metropolitana, a previsão também é de aumento da nebulosidade. No entanto, as chuvas esperadas deverão ser de fraca intensidade e em áreas isoladas. As temperaturas na capital baiana deverão ter poucas mudanças, ou seja, continuam oscilando entre mínimas de 21°C e máximas de 28°C. Jornal da Chapada com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas