Chapada Diamantina terá mínimas de 12°C mesmo com o predomínio da massa de ar seco

Postado em ago 14 2017 - 8:41pm por Jornal da Chapada
foto

Nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, as mínimas poderão chegar aos 12°C, que são as menores previstas para o Estado | FOTO: Reprodução/Site A Viajadora |

Para esse início de semana, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo na Bahia, pois a massa de ar seco continua predominando, o que deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas na maior parte do Estado. Um dos reflexos da atuação dessa massa de ar é a manutenção dos baixos índices de umidade em algumas regiões, como: no Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste, onde poderão atingir valores abaixo dos 30%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais à saúde, já que o ideal para o conforto humano é de, no mínimo, 60%. Dessa forma, é recomendado manter-se hidratado.

Com essa previsão de tempo seco, há também um aumento nos riscos de ocorrer queimadas ou, até mesmo, intensificar aqueles focos já existentes nessas regiões, uma vez que, com a vegetação já ressecada, uma simples faísca de fogo ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Assim, recomenda-se cautela quanto à prática da utilização do fogo em suas atividades diárias, já que, no caso da perda do controle do mesmo, este poderá trazer prejuízos ambientais, sociais e econômicos irreversíveis para a região.

Para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, onde essa massa de ar também está influenciando o tempo, embora com menos intensidade, os ventos vindos do Oceano Atlântico ainda poderão contribuir para a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas em algumas localidades, principalmente naquelas mais próximas ao litoral.

Quanto às temperaturas, estas permanecerão elevadas no Oeste, São Francisco e Norte, com máximas variando de 32°C a 35°C, sobretudo entre às 10h e às 16h. O oposto ocorre durante a noite e nas primeiras horas da manhã, quando estas diminuem significativamente, podendo chegar a valores de até 15°C. Tal variação nessas temperaturas ao longo dia se deve a pouca, ou nenhuma, nebulosidade, como reflexo da atuação dessa massa de ar seco.

Baixas temperaturas também são esperadas em outras regiões, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas poderão chegar aos 12°C, que são as menores previstas para o Estado. É sempre bom lembrar que, com essa condição de tempo frio, há possibilidade de ocorrer neblina em algumas áreas dessas regiões, principalmente durante a noite e nas primeiras horas da manhã, o que requer mais atenção aos motoristas durante esse período.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas terão poucas mudanças (com mínimas de 19°C e máximas de 29°C), o predomínio será de céu parcialmente nublado com chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Algumas das características da estação do inverno são as temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas com maior frequência. As informações são do Inema.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.