Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Oficinas sobre recursos hídricos são realizadas na Bahia

inema
A gestão das águas inclui a busca pela integração da Bacia ao Sistema Estadual e Nacional de Recursos Hídricos | FOTO: Reprodução/Inema |

Oficinas de Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos e Proposta de Enquadramento do Rio Itapicuri abertas ao público foram realizadas nas cidades de Jacobina, município da Chapada Norte, Conde, Tucano, Senhor do Bonfim e Luís Eduardo Magalhães durante toda a semana, entre os dias da última segunda-feira (8) até esta sexta (12). A iniciativa destas oficinas é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru (CBHI) que conta com a parceria e o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), contratadas por consultoria de empresas privadas.

O trabalho realizado é fundamental para a implementação do Plano de Recursos Hídricos e o Enquadramento das Águas da Bacia do Itapicuru, instrumentos importantes para o Comitê da Bacia e para os órgãos ambientais, de forma a contribuir para a Gestão das Águas da Bacia. A gestão das águas inclui a busca pela integração da Bacia ao Sistema Estadual e Nacional de Recursos Hídricos, seja articulando as políticas federais, estaduais e municipais ou integrando os municípios em torno de trabalhos conjuntos; isto resulta em segurança técnica e jurídica aos usuários da água: empresários, agricultores, população urbana e demais usuários para planejarem seus investimentos, contribuindo desta forma para o controle social sobre este recurso e democratizando o seu acesso.

Com o resultado, o diagnóstico vai mapear as águas da Bacia por intermédio do diálogo com a população e com isso, será possível compreender a situação atual das águas da Bacia do Itapicuru e como elas influenciam na vida das pessoas. A participação da população foi de fundamental importância e de todos que utilizam essas águas no trabalho, consumo humano e lazer, que convivem com as dificuldades da falta do acesso ao liquido, que estão envolvidos em conflitos pelo uso da água e também aqueles que têm interesse em discutir e fazer a gestão eficiente da água da Bacia do Itapicuru. Com informações do Inema.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios