Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Seabra abre inscrições para o terceiro Simpósio de Agroecologia da Bahia

“Checker News” era um dos 57 projetos que disputavam a categoria | FOTO: Marivaldo Oliveira |

FOTO6
O evento acontecerá de 14 a 16 de dezembro em Seabra | FOTO: Reprodução/Marivaldo Oliveira |

Com o tema “Perspectivas da Agroecologia: Agricultura Familiar, Saberes Tradicionais e Transição Agroecológica”, o III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB) acontecerá no campus do Ifba em Seabra, na Chapada Diamantina, no mês de dezembro deste ano. O evento é gratuito e aberto ao público, especialmente, a estudantes, professores, pesquisadores, agricultores familiares, técnicos de assistência e extensão rural, representantes de associações e cooperativas.

A submissão de trabalhos segue até o dia 7 de outubro (confira as normas aqui). Os interessados devem efetivar sua participação através do e-mail 3sabchapada@gmail.com. Na programação, estão minicursos, oficinas, mesas-redondas, reuniões técnicas, rodas de prosa, apresentação de artigos científicos, manifestações culturais, além da Feira da Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária, com participação de diversos grupos produtivos da região.

Entre os assuntos que serão debatidos no evento, estão saberes tradicionais, políticas públicas e inovação da agroecologia no Brasil, permacultura, sistemas agroflorestais, educação do campo, manejo e conservação do solo e da água, comercialização e produção de alimentos agroecológicos, juventude rural e convivência com o Semiárido. Em breve será divulgada a programação completa e o link do site oficial com informações detalhadas sobre o Simpósio.

Leia também:
Chapada: Ifba Seabra e CNPq realizam seleção de bolsistas para projeto Chapadeiros
Chapada: Ifba de Seabra aprova projeto de inclusão socioprodutiva através do Chapadeiros

Saiba mais
O SAB tem por objetivo fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento de tecnologias sociais focadas na agricultura familiar, capazes de gerar renda, potencializar a autonomia do(a) agricultor(a) e integrar ações conservacionistas/preservacionistas na produção de alimentos saudáveis.

A terceira edição do evento está sendo organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Campus Seabra, por meio do Projeto Chapadeiros, um dos núcleos de extensão em desenvolvimento territorial (Nedets) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) da Chapada Diamantina, a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) e a Superintendência da Educação Profissional (Suprof) do estado da Bahia, a Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), as Escolas Família Agrícola de Seabra, Itaetê e Andaraí, e a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA).

As edições anteriores do Simpósio ocorreram na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em 2014, e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em 2015. As informações são da GeCom do Ifba de Seabra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas