Ícone do site Jornal da Chapada

Nova onça do Zoo de Salvador é batizada com nome da pugilista Adriana Araújo

????????????????????????????????????

zoo
Filhote de onça preta nascido no Zoológico de Salvador | FOTO: Divulgação/Inema |

Com 56% dos votos, o público escolheu o nome Adriana para batizar a onça-preta, nova moradora do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, em Salvador. O nome vencedor obteve 3.678 votos do total de 6.568. A campanha de votação foi uma homenagem a três atletas baianas que disputaram os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além da ganhadora Adriana, que é adepta do boxe, as outras opções foram Ana Marcela, da maratona aquática, e Graciete, da maratona de rua.

O animal nasceu no dia 26 de junho, saudável e com um bom entrosamento com a mãe, Tainá, e com a avó, Tonha. Diferente de seu primo, Diaurum, a nova onça não precisou ir para o berçário. O coordenador do Parque, Gerson Norberto, destacou os procedimentos técnicos realizados no Zoo como principal fator para o sucesso na reprodução em cativeiro. “A reprodução em cativeiro é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, contamos com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros que garantem o bem-estar animal”, disse Norberto.

Desde 2007, o Zoo prioriza a conservação e promove pesquisas científicas com espécies silvestres da fauna e flora nacional, com ações em cativeiro. O Zoológico de Salvador foi o primeiro do país a participar efetivamente em múltiplos programas de manejo, reprodução e pesquisa com espécies brasileiras.

Sobre o animal
A onça-preta ou onça-pintada (Panthera onca), maior felino das Américas, é o predador mais majestoso da fauna brasileira, com sua pelagem amarela com manchas pretas em forma de rosetas, ou no caso das melânicas, pelagem totalmente preta com rosetas aparentes quando expostos ao sol, uma camuflagem perfeita que os torna praticamente invisíveis na mata. Os machos dessa espécie chegam a pesar 150 quilos de puro músculo e as fêmeas podem chegar a 90 quilos. Eles possuem presas poderosas capazes de quebrar o casco de uma tartaruga com muita facilidade, sendo considerada a mais poderosa mordida de todos os grandes felinos conhecidos.

A onça-pintada ocorre em todos os biomas do território brasileiro, porém está ameaçada de extinção e sua principal ameaça é a perda de habitat e caça. São animais de topo na sua cadeia alimentar, suas principais presas são cervídeos, catetos, capivaras, queixadas e até jacarés, porém, com o desmatamento crescente para expansão agropecuária, esses animais se tornam cada vez mais escassos, o que faz a onça se aproximar cada vez mais das fazendas e povoados no intuito de se alimentar, abatendo os animais de criação, o que os tornam presa fácil para os fazendeiros e donos de propriedades. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas