Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Secretário estadual de Meio Ambiente participa de encontro em Lençóis sobre o Rio Utinga

foto67
A comunidade de São José de Lençóis é formada por pequenos produtores e se preocupa com a sustentabilidade do rio | FOTO: Divulgação |

Na última quinta-feira (25), o secretário estadual de Meio Ambiente (Sema), Eugênio Splenger, visitou o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, para tratar das operações realizadas no Rio Utinga e seus desdobramento. O encontro foi na comunidade de São José de Lençóis, e foi promovido pelos vereadores Patrício Alves Sá, Eraldo Moreira de Souza, Nildo Carneiro da Silva e por Meire Araujo Neto com a presença de representantes de associações de produtores que depende do Rio Utinga. Durante o encontro, o secretário estadual falou sobre as ações realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para coibir as captações irregulares e intervenções como barramentos e desvios, além da campanha de fiscalização que tem como objetivo provocar os usuários clandestinos a regularizarem suas situações.

1 / 6

“Discutimos vários pontos importantes, dos quais vale destacar, a possibilidade de ter ouvido a comunidade e as lideranças em relação às dificuldades enfrentadas na utilização da água do Rio Utinga. A comunidade é formada por pequenos produtores rurais e percebo a preocupação com a sustentabilidade no uso do Rio. Percebi também a necessidade de reforçar as ações de fiscalização e controle das áreas de águas que possuem outorgas e das que estão em funcionamento sem licença, que deve ser resolvido em a parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural [SDR] e da Companhia de Desenvolvimento Agrário [CDA]”, afirma o secretário Eugênio Splenger, ao fazer um balanço do encontro.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas