Os municípios de Iaçu (Chapada Diamantina) e Ouriçangas (centro-norte) recebem a visita da estratégia itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama em setembro. Nos dois municípios, 2.482 mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas a fazer a mamografia, exame que detecta precocemente o câncer de mama.
Em Iaçu, na Chapada Diamantina, a unidade móvel vai atender de 1º a 13 de setembro, na Praça dos Ferroviários. Já em Ouriçangas, o atendimento ocorre de 2 a 5 de setembro, na Rua Manoel Victorino, em frente ao Ginásio de Esportes. Para serem atendidas, das 7h às 18h, as mulheres devem apresentar documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Com informações da Sesab.