Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Piatã é acionado pelo MP por contratação temporária irregular de servidores

O prefeito do município chapadeiro 'Ed Peças' | FOTO: Reprodução |

foto5
O atual gestor Edwilson Oliveira Marques | FOTO: Reprodução |

O promotor de Justiça Marco Aurélio Amado ajuizou, na última terça-feira (30), ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito do município de Piatã, na Chapada Diamantina, Edwilson Oliveira Marques (PTB). Segundo Amado, o gestor violou princípios da administração pública ao realizar contratação temporária de agentes públicos para exercer funções como as de professor, motorista, auxiliar de serviços gerais, entre outras.

Na ação, o promotor afirma, com base em apuração do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que a contratação temporária é indevida, porque está lastreada em lei municipal inconstitucional, uma vez que “estabelece hipóteses genéricas e abrangentes de contratação, verdadeiro ‘cheque branco’ ao gestor”.

Marco Aurélio explica que a contratação temporária deve observar os requisitos constitucionais da excepcionalidade do interesse público e da necessidade transitória, que não se aplicam ao caso, por se tratar de “funções de necessidade contínua e regular”. O promotor afirma que o preenchimento das vagas para o quadro municipal de funcionários exige concurso público, o que não foi realizado até o momento. As informações são do MP-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas