Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Candidato a prefeito em Boa Vista do Tupim é impedido de entrar em assentamento

foto6
Os trabalhadores rurais criticam atuação do candidato tucano à prefeitura de Boa Vista do Tupim | FOTO: Divulgação |

Trabalhadores rurais que vivem no Assentamento Aliança, em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, impediram a entrada do candidato a prefeito Helder Lopes Campos, o Dinho (PSDB), na última quarta-feira (7). Segundo integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), as famílias do assentamento se sentiram desrespeitadas pelo candidato, que em discurso reproduzido em carro de som pela cidade, atribuía a ele obras existentes nos assentamentos.

De acordo com um coordenador do MST, a fala de Dinho demonstra o “profundo desrespeito que candidato tem pela nossa luta”. O episódio estaria relacionado à indignação provocada nas famílias do assentamento e nas lideranças do MST pelo que o militante do movimento designou como “usurpação das nossas conquistas”.

“Nós que nos sacrificamos embaixo da lona preta, nos acampamentos, nas beiras de estrada, nas marchas e nas ocupações, muitas vezes sofrendo despejos violentos, para conquistar um pedaço de terra e os serviços públicos que hoje estão nos assentamentos, não podemos aceitar que essas conquistas que alcançamos com muito suor e lágrima, sejam apresentadas como se fosse obra dele”, declara Cid, coordenador do MST.

O envio da Polícia Militar, antes da chegada da comitiva do candidato, também teria revoltado as famílias e o MST. “Dinho demonstrou que com os movimentos sociais ele só sabe usar a força. Foi assim com os sem-teto, que ele mandou botar fogo nos barracos. E é assim também com o MST, que ele fica sempre usando a polícia para ameaçar a gente. Além disso, foram alguns integrantes da comitiva do candidato do PSDB que se auto intitula como Coroné, no nosso assentamento no domingo passado, e agrediu fisicamente companheiros nossos, só resta para nós resistir”, desabafa um militante do MST.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas