• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

Bahia: Seminários Regionais realiza debates sobre práticas pedagógicas

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
22 setembro 2016 - 11h55
no Cidades, Curiosidades, Educação, Menu Principal
0
educa
Rede municipal de ensino se reúne com o Instituto Chapada para analisar trabalho desenvolvido e caminhos para a ação em sala de aula | FOTO: Reprodução |

Com o tema “O Currículo Nossa Rede em Sala de Aula: Reflexões sobre a prática”, as dez Gerências Regionais de Educação (GREs) da cidade de Salvador se reúnem no auditório do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) nos dias 26, 27 e 28 de setembro, para refletir sobre as práticas pedagógicas em sala de aula das séries iniciais do ensino fundamental. O encontro é promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), responsável pela metodologia de elaboração do novo material didático adotado pela rede e produzido em conjunto com os educadores.

Esta é a terceira vez que os Seminários acontecem, desde agosto de 2015, quando o convênio com o ICEP começou. Cerca de 200 pessoas são aguardadas por turno, nos três dias de evento. Os Seminários Regionais são o espaço para se pensar como qualificar a educação no âmbito do município a partir de um trabalho colaborativo, como preconiza a metodologia do Instituto Chapada. Nesta edição, eles servirão também como preparação para o III Seminário Municipal Nossa Rede, evento de maior porte que ocorre na primeira quinzena de novembro, com palestras e minicursos.

Professores, Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares são convidados a fazer relatos do êxito que têm tido a partir do uso dos novos cadernos didáticos de Língua Portuguesa e Matemática. Serão 12 narrativas, conduzidas por educadores que estão no dia a dia em sala de aula e tratarão da realização de atividades como Parlendas e Adivinhas, Sarau de Poesias, Assombra-Ação e Seguindo um Autor. Os presentes irão conhecer também as orientações curriculares de Geografia, História e Ciências, que darão origem a novos cadernos didáticos.

Para Elisabete Monteiro, Coordenadora Pedagógica do Projeto Nossa Rede, esse é um encontro especial porque os resultados práticos do trabalho poderão ser compartilhados em larga escala. Ela assinala, no entanto, que a observação mais promissora é perceber que os educadores estão cada vez mais mobilizados e os alunos envolvidos com as sequências didáticas que compõem os cadernos. “O sucesso é tanto que os seminários receberão no dia 28/09 a visita de representantes do Instituto Natura e do Instituto Arapyaú, interessados em conhecer de perto a metodologia”, revela.

Nessa edição, será também apresentada uma iniciativa pioneira do projeto Nossa Rede: o primeiro álbum musical, de uma coleção de quatro volumes que a SMED vai lançar em parceria com a Pracatum. A coletânea trabalha o conteúdo didático por meio de ritmos baianos tradicionais e contemporâneos e conta com a participação de músicos e cantores consagrados, como Margareth Menezes, Márcio Vitor, Carla Visi, Carlinhos Brown e Saulo. Com informações do ICEP .

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Rui anuncia patrocínio do Bolsa Esporte para time de Futebol de 5 do Instituto de Cegos da Bahia

Próximo Post

Bahia: PF desarticula organização criminosa especializada em tráfico de drogas

Próximo Post
Bahia: PF desarticula organização criminosa especializada em tráfico de drogas

Bahia: PF desarticula organização criminosa especializada em tráfico de drogas

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.