Chapada: Jacobina está entre os seis municípios baianos que terão cursos de medicina

Postado em set 25 2016 - 11:04am por Jornal da Chapada
aapb

Além de Jacobina, Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna e Juazeiro também terão curso de medicina | FOTO: Reprodução/AAPB |

A cidade de Jacobina, localizada na Chapada Norte, está entre as 39 em 11 Estados do país que terão instituições de ensino habilitadas a implantar novos cursos de medicina. O Ministério da Educação (MEC) vai realizar esse anúncio na próxima terça-feira (27). Na Bahia, os outros municípios contemplados serão Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna e Juazeiro.

Há mais de um ano já se espera por esse anúncio da abertura de novos cursos de formação de médicos no país. A ideia surgiu das reivindicações lideradas pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Foi firmado compromisso com o MEC para publicação do resultado dos editais de seleção das entidades que ficarão responsáveis pelas novas faculdades.

O processo ficou travado depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu o edital em agosto de 2015, acolhendo representação da União Nacional de Educação e Cultura. A seleção só foi retomada em julho deste ano, após pressão de políticos e de prefeituras e depois que a FNP ingressou como parte no processo e apresentou as argumentações em favor da criação dos novos cursos.

A partir da liberação, em julho, coube ao MEC selecionar as melhores propostas de faculdades particulares interessadas na disputa. Agora, com a publicação do resultado do certame nesta terça, a expectativa é que os termos de compromisso com as instituições vencedoras sejam assinados em outubro. Serão 2.290 vagas abertas nas 39 novas unidades. Com informações do site Bocão News.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.