Ícone do site Jornal da Chapada

Festival de Lençóis atrai turistas de todo o mundo para a Chapada Diamantina; conheça as belezas

lencois
O município de Lençóis é ponto de partida para diversos programas pela região | FOTO: Reprodução/Secom-GOVBA |

O 18º Festival de Lençóis está chegando, ele acontece entre 13 e 15 de outubro, e já é hora de se programar para curtir a festa, mas também conhecer as belezas naturais desta cidade, conhecida como a capital da Chapada Diamantina. Este título foi concedido porque a cidade dispõe de infraestrutura com capacidade para atender turistas de todas as partes do mundo, com aeroporto a 20 quilômetros da sede, dois mil leitos oficiais de variados tipos de hospedagem, agências e guias, culinária regional, nacional e internacional, internet e todos os sinais de celular.

Além disso, o município de Lençóis é ponto de partida para diversos programas pela região. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1973, a cidade preserva o casario colonial do final do século XIX, época em que viveu os tempos áureos do garimpo na região. Com o término da mineração e a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o turismo tornou-se uma nova fonte de desenvolvimento para a região.

Leia também:
Chapada: Festival de Lençóis finalmente anuncia atrações para a edição deste ano; confira aqui
Chapada: Festival de Lençóis ganha mais um dia de programação; confira aqui a grade completa
Chapada: Festival de Lençóis promove a campanha ‘Bahia Sem Fogo’ durante evento

A cidade possui mais de 20 atrativos naturais de fácil acesso ao seu redor. Mas para quem quer conciliar a programação do Festival com os passeios na natureza existem muitas opções de atrativos que estão localizados próximo ao perímetro urbano, como os poços do Serrano. Selecionamos algumas opções, confira aqui e, depois, consulte as agências de turismo para mais informações, como valores, disponibilidade e transporte.

Serrano é considerada como a praia de Lençóis | FOTO: Reprodução/Joaquim Nery |

Serrano e Salão de Areias
Uma caminhada de 15 minutos leva você a um dos atrativos mais visitados da cidade. Suas águas escuras descem por pedras e piscinas naturais. Logo acima, fica o Salão de Areias coloridas formadas pela decomposição de rochas e conglomerados de arenito.

Ribeirão do Meio atrai visitantes de todo o país | FOTO: Reprodução/Chapada Adventure |

Ribeirão do Meio
É um dos locais preferidos dos residentes de Lençóis para relaxar e nadar, possui uma trilha leve e agradável a três quilômetros da cidade (aproximadamente uma hora), um poço perfeito para nadar e um tobogã natural. Em determinado ponto da trilha é possível ver antigas ‘Tocas de Garimpeiro’, local usado pelos mineradores como abrigo enquanto estavam garimpando.

Cachoeira do Mixila é uma das grandes atrações em Lençóis | FOTO: Tulio Saraiva/Guia Chapada Diamantina |

Cachoeira do Mixila
Um ícone de beleza natural e pouco explorada, ideal para aqueles que gostam de aventura. A caminhada que leva ao local pode ser feita em um dia, mas a maior parte dos guias recomenda passar pelo menos uma noite no local, pois o seu trajeto possui muitos atrativos. A Mixila possui uma beleza extraordinária e um canyon exuberante esconde a cachoeira que deixa qualquer um sem ar de tanta maravilha.

A Cachoeira Sossego também é uma das grandes atrações da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Emmanuel Oliveira |

Cachoeira do Sossego
Essa é a maior cachoeira formada pelo Rio Ribeirão e uma das mais belas da cidade. A trilha de sete quilômetros sai de Lençóis e é percorrida em três horas, indicada para aqueles que têm certo preparo físico. O primeiro terço da caminhada até o rio Ribeirão é leve. A segunda parte, subindo paralelamente ao rio, é moderada.

Já na última parte, anda-se de pedra em pedra no leito do rio, entre cânions até chegar à imponente Cachoeira do Sossego e seu poço profundo. Ela tem aproximadamente 30 metros de altura na última queda, e forma um poço grande que temos que atravessar para entrar embaixo da cachoeira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas