Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Marcão aguarda julgamento para saber se assume prefeitura de Lençóis

foto6
A Justiça Eleitoral vai decidir quem assume a prefeitura: Marcão, o mais votado, ou Vanessa, a segunda colocada | FOTO: Montagem do JC |

Meios de comunicação erraram ao informar que Vanessa Senna (PSD), candidata à prefeita de Lençóis, na Chapada Diamantina, na eleição do último domingo (2), já teria sido declarada ao cargo e, por conta disso, alguns meios, como o G1, emitiram comunicado para retificando a informação. Senna (PSD) poderá assumir a prefeitura mesmo tendo ficado em segundo lugar no pleito, caso o candidato Marcão (PRB), que teve a maioria dos votos válidos, tenha resultado negativo e a candidatura impugnada, após julgamento de recurso pela Justiça Eleitoral.

Caso o julgamento do recurso não aconteça até o dia 1º de janeiro de 2017, data em que um novo prefeito deve tomar posse, Vanessa assume a prefeitura até a Justiça definir se defere ou não a candidatura de Marcão. Caso a candidatura dele seja mantida indeferida, a Justiça Eleitoral pode tomar duas decisões, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE): declarar definitivamente Vanessa como prefeita ou determinar novas eleições municipais.

Errata publicada pelo G1 | FOTO: Reprodução |

No pleito deste ano, Marcão teve 2.411 votos, enquanto Vanessa teve 2.341. Ao todo, foram 2.806 votos brancos e nulos no município. Marcão teve a candidatura considerada inapta após ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa. No sistema do TRE-BA, a situação da candidatura de Marcão consta como “indeferida com recurso”.

Segundo a assessoria do órgão, em contato com o G1, isso significa que o candidato aguarda julgamento por instância superior, para saber se sua candidatura será validada ou não. Nesse caso, até o julgamento do recurso, o candidato com mais votos contabilizados assume a prefeitura provisoriamente. Jornal da Chapada com informações de G1 BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas