Bahia: Quatro barragens do estado enfrentam crise por conta da seca

Postado em out 12 2016 - 2:00am por Jornal da Chapada
foto

Barragem de Sobradinho | FOTO: Marcello Casal JR/EBC |

Das 16 principais barragens na Bahia pelo menos quatro estão sofrendo por conta da estiagem prolongada que afeta regiões do estado, com nível crítico de armazenamento. Além dessas, mais quatro estão em estado de alerta. As que estão com nível crítico são três estaduais, e operadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), a Água Fria II, Joanes I e II. A quarta é a de Sobradinho, equipamento federal operado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

Segundo o diretor de revitalização de bacias hidrográficas da Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), José Olímpio de Morais, a situação é classificada como crítica a partir do volume útil de água existente e dos usos a que a barragem se destina, sobretudo o abastecimento humano.

Em Água Fria II, a situação é difícil por causa do tamanho, pequeno para abastecer moradores de Vitória da Conquista. Dos quatro barramentos em alerta, pela avaliação da Sihs, dois são estaduais e operados pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb): Apertado e Pedra do Cavalo. As outras duas, federais, são Luiz Vieira e Mirorós. Com informações do jornal A Tarde.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.