Ícone do site Jornal da Chapada

Municípios da Chapada Diamantina devem registrar mínimas de 16°C no final de semana

portal chapada diamantina
Chapada Diamantina terá céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período | FOTO: Divulgação/Portal Chapada |

Para os próximos dias, são esperadas mudanças nas condições do tempo em parte do Estado. Tais mudanças se devem a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que consiste de um sistema de baixa pressão que se forma em altos níveis (aproximadamente 9.000 m), cujo núcleo é mais frio que a periferia. Quando esse sistema avança para o continente, atingindo o Nordeste brasileiro, há um aumento da nebulosidade e das chuvas nas localidades sob sua periferia e céu claro nas áreas sob o seu centro. Assim, no Oeste e São Francisco, que estão sob a periferia desse sistema, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas. Além disso, as altas temperaturas nessas regiões, com máximas de até 37°C, poderão contribuir para intensificar essas chuvas, sobretudo, no Oeste baiano.

Lençóis, Mucugê, Piatã e Morro do Chapéu na lista das cidades mais frias no final de semana | FOTO: Reprodução/Inema |

Este sistema meteorológico, ao mesmo tempo em que provoca chuvas nessas áreas, auxilia na redução da nebulosidade no restante do Estado, onde deverá manter o céu parcialmente nublado a claro na maior parte do período. Essa pouca nebulosidade reflete na elevação das temperaturas, que poderão atingir máximas de 36°C, no Norte do Estado. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste ainda são esperadas baixas temperaturas, com mínimas de até 16°C. Municípios como Lençóis, Mucugê, Piatã e Morro do Chapéu devem registrar mínimas de 18 a 16°C na sexta, sábado e domingo. O clima contribui para realizar trilhas e caminhadas pela Chapada Diamantina.

Apesar da maioria das regiões estarem influenciadas pela atuação desse VCAN, nas localidades mais próximas ao litoral, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também deverão contribuir para a ocorrência de chuvas fracas a qualquer hora do dia. Essa é a mesma previsão para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão variar entre mínimas de 22°C e máximas de 30°C. Com informações do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas