CidadesCuriosidadesMenu PrincipalMundo

Cultura: Gilberto Gil escuta música censurada há 40 anos

gil
A música entraria em ‘Refazenda’, mas foi censurada | FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil |

A música ‘Rato Miúdo’ de Gilberto Gil, entraria para seu disco ‘Refazenda’, mas foi censurada pelo governo ditatorial da época do lançamento do LP. Esta semana Gil ouviu a música depois de 40 anos de censurada. Ele estava ao lado dos filhos em um estúdio, ouviu e se divertiu como um novato e até divulgou um vídeo em que aparece cantando as frases que lembra da música.

A canção já havia sido divulgada na última terça-feira (18), pelo compositor e cineasta Jorge Alfredo Guimarães. Agora, Gil comenta em sua página no Facebook: “Noite boa pra ouvir ‘Rato Miúdo’ em família. A música entraria em ‘Refazenda’ mas foi censurada e somente no início dessa semana a descobri com vocês #PelaInternet no canal de seu compositor Jorge Alfredo”, escreveu.

Marcelo Fróes, que produziu a coletânea ‘Ensaio Geral’, de Gil, fez uma correção ao artista. ‘Rato Miúdo’ não se trata de sobra de estúdio. “Na verdade não é sobra do ‘Refazenda’. Foi gravada junto com ‘Sítio do Picapau Amarelo’ e ‘Gaivota’ um ano depois. Achei nas sessões de 8 canais quando fizemos aquele box pra PolyGram em 1998”, escreveu.

O que levou ‘Rato Miúdo’ a cair nas tesouras dos militares censores foram partes como esta “por ter sido julgado incapaz, definitivamente, podendo exercer atividades civis”. “Gil teve que retirar a música do show e do LP ‘Refazenda’, e não colocou nenhuma outra no lugar”, escreveu o compositor. Com informações da Tribuna da Bahia

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas