Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Exposição ‘Coisas de Deuses’ fica até 6 de novembro na Uefs de Lençóis

Campus da Uefs em Lençóis, na Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação |

uefs
A mostra está aberta ao público de 8h às 12h e de 14h às 22h, com a curadoria de Lilian Pacheco, do Grãos de Luz e Griô | FOTO: Reprodução |

O Campus Avançado da Uefs da Chapada Diamantina, na cidade de Lençóis, abriga até o dia 6 de novembro a exposição ‘Coisas de Deuses’, do artista plástico Valdemir Batalha. Morador de Lençóis, nascido em Salvador, Batalha apresenta a sua pintura em tela com a temática sobre Orixás e escravos, registros de sua memória histórica do candomblé de Salvador e do seu vínculo com o Jarê, uma religião afro-brasileira do município.

A mostra está aberta ao público de 8h às 12h e de 14h às 22h, com a curadoria de Lilian Pacheco, do Grãos de Luz e Griô. “Essa exposição destaca a significação cultural dos Orixás em sua vida e a formação da consciência e valorização da memória histórica afro brasileira da Chapada Diamantina”, aponta trecho de texto publicado pela Uefs Lençóis. Conforme as informações, Valtemir contou que quando morava em Salvador foi ao terreiro do Gantois – onde foi identificado um problema espiritual.

Foi batizado nas águas de Iemanjá e, mesmo assim, continuou incorporando o escravo. No ano de 2008, Batalha foi morar em Lençóis, onde conheceu Vanessa Conceição, sua esposa. Ela o levou ao Jarê, na casa de dona Norma, em Tanquinho, que lhe indicou um trabalho para libertá-lo do escravo. Foi batizado no Jarê, fortaleceu seus guias e passou a trabalhar na mesa branca e umbanda. Jornal da Chapada com informações da Uefs Lençóis.

Serviço
Exposição ‘Coisas de Deuses’
Período: 25 de outubro a 6 de novembro de 2016.
Horário: 8h às 12h e 14h às 22h
Local: Campus Avançado da Chapada Diamantina (Uefs)
Curadoria: Lilian Pacheco (Grãos de Luz e Griô)
Montagem: Vanessa Conceição, Valdemir de Matos (Batalha) e Delmar Alves de Araújo.
Apoio: Campus Avançado da Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas