Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Movimentos sociais fazem mobilização para impedir aumento de salário dos vereadores de Itaberaba

itaberaba
Protestos devem marcar sessão de votação de aumento salarial dos edis itaberabenses | FOTO: Montagem do JC/Facebook |

Os movimentos sociais, sindicais e o povo em geral estão se mobilizando para ocupar a Câmara de Vereadores do município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, durante a sessão legislativa que acontece nesta segunda-feira (31), a partir da 20h. A ação de mobilização é protestar contra a votação do aumento de salários dos vereadores e do prefeito do município.

“Pode ser que este projeto de reajuste dos salários chegue à Câmara hoje à noite. O aumento é previsto pela legislação, mas a lei sugere que esse aumento deve ser feito antes da eleição, para a legislatura seguinte [antes de saber quem vai ser eleito]. Fazendo agora, eles estariam legislando em causa própria, até porque em Itaberaba foram nove os reeleitos”, declara o líder de movimentos sociais e representante do fórum da cidadania Benedito Ballio Prado, em entrevista ao Jornal da Chapada.

Além disso, Dito, como é conhecido o líder, diz que o último aumento foi no limite máximo possível R$ 8.016,00. “Para Itaberaba esse salário está bem acima da média da população. Portanto, não tem razão para ser aumentado. Então, temos que nos organizar pra tentar barrar isso”, completa o líder político.

Para o motoboy José Antônio Mascarenhas, que inclusive foi candidato a vereador do município no último pleito, o momento é de crise e de conter gastos e não aumentá-los para “legislar em causa própria”. “Em um momento de crise, onde todos serão penalizados com a aprovação da PEC 241 pela Câmara Federal, nós perguntamos: qual será o sacrifício dos vereadores de Itaberaba? Será receber um aumento de salário? Não aceitamos esse acinte aos milhares de pais de famílias, que estão desempregados hoje em Itaberaba e em todo país”, conclui.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas