• Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Jornal da Chapada
Advertisement
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • Início
  • Expediente
  • Polícia
  • Política
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Saúde
  • Esportes
  • Últimas
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Jornal da Chapada
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
Home Cidades

#Bahia: Medo de mais perdas faz cúpula do PT apressar sua reestruturação

Jornal da Chapada por Jornal da Chapada
1 novembro 2016 - 16h04
no Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política
0
pt
De um lado ou de outro, só há uma unanimidade: o governador Rui Costa terá que descentralizar os grandes investimentos para o interior, em vez do foco dado à capital desde 2015 | FOTO: Reprodução |

A cúpula do PT na Bahia decidiu acelerar o processo de reorganização política para evitar que a desidratação do partido nas urnas este ano provoque também debandadas na base de apoio ao governo do estado, considerado hoje o mais forte reduto da sigla. Sob impacto da série de derrotas em municípios importantes – cristalizada com a vitória de Herzem Gusmão (PMDB) em Vitória da Conquista após duas décadas de domínio do PT -, a meta é traçar já nos próximos 15 dias a estratégia que garanta a sobrevivência para as futuras eleições.

No entanto, cardeais petistas revelaram que, para fechar a equação, será preciso antes assegurar consenso entre duas alas com opiniões divergentes sobre o rumo correto a tomar. Uma corrente defende a ampliação de espaços de poder para partidos governistas que saíram fortalecidos da disputa eleitoral, mas mantêm laços com a oposição em cidades do interior. A outra prega a retomada do viés exclusivamente esquerdista do PT, com afastamento progressivo das legendas que compõem o campo de centro.

De um lado ou de outro, só há uma unanimidade: o governador Rui Costa terá que descentralizar os grandes investimentos para o interior, em vez do foco dado à capital desde 2015. Para líderes do PT que apostam na maior abertura do governo Rui Costa e do partido às siglas aliadas, ceder cargos no alto escalão do Palácio de Ondina e vagas de destaque nas chapas majoritárias seria agora o único antídoto capaz de impedir eventuais sangrias na base a partir de 2017.

O foco principal dos integrantes desse grupo é o PSD e PP, que concentram quase um terço das prefeituras baianas, embora PSB, PR, PDT, PTN e PSL também tenham peso no cálculo. Com a perda substancial de eleitores em 2016, avaliam, o PT terá que dividir melhor o projeto político na Bahia e privilegiar nomes surgidos fora da tropa puro-sangue petista. As informações são de Jairo Costa Jr, Satélite/Correio*.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
  • Compartilhar no Reddit(abre em nova janela) Reddit
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Relacionado

Post Anterior

Chapada: Movimentos criam abaixo-assinado contra aumento de salários dos vereadores de Itaberaba

Próximo Post

Chapada: Operação conjunta cumpre mandados de prisão em Itaberaba; uma pessoa morre

Próximo Post
Chapada: Morre criança encontrada em saco pendurado em árvore na cidade de Itaberaba

Chapada: Operação conjunta cumpre mandados de prisão em Itaberaba; uma pessoa morre

Por favor login para participar da discussão
Sem Resultado
Ver Todos Resultados
  • INÍCIO
  • JORNAL DA CHAPADA
  • ASSESSORIA
  • MUNICÍPIOS
  • ENTREVISTAS
  • POLÍTICA
  • SÃO JOÃO

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.