Chapada: Novos focos são combatidos por brigadistas voluntários nos Morros da ‘Rapadura’ e ‘Chapadinha’

Postado em nov 5 2016 - 12:30am por Jornal da Chapada
foto

Cerca de 20 pessoas estão atuando no combate aos focos de incêndios na região do Vale do Capão | FOTO: Ilustração/Arquivo/Rosely Nunes/PrevFogo |

Dois novos focos estão atingindo os Morros da Rapadura e da Chapadinha, na região do Vale do Capão, no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. A informação foi confirmada pela Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), em publicação de rede social. Conforme a direção da ACV-VC, que coordenada a brigada voluntária do Capão, um dos focos está descendo em direção ao Rio Grande e, outro, em direção ao Vale do Capão.

Ainda de acordo com os dados, os focos foram identificados na noite da última quinta-feira (3). Um deles começou no Morro da Chapadinha, descendo em direção ao Rio Grande, onde uma brigada Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), fez o combate durante a noite. Ainda não se sabe o tamanho da área queimada.

Leia também:
Mais um avião é contratado pelo governo para combate aos incêndios na Chapada Diamantina
#FogoNaChapada: Focos de incêndio consomem área extensa em Rio de Contas
Chapada: Morador de distrito em Ibicoara é autuado por causar incêndio florestal

A ACV-VC soube do foco apenas nesta sexta (4) pela manhã, quando cerca de 15 pessoas atuaram no combate aos focos, sete brigadistas do ICMBio e oito da brigada voluntária do Capão. “Estão em combate agora 11 brigadistas da brigada voluntária e cerca de 12 brigadistas do ICMBio. A brigada voluntária montou uma estrutura para instalar a bomba Ministrake e está em combate com o equipamento”, aponta a direção da ACV-VC.

Na nota da associação do Capão, aponta que ICMBio também está em combate com duas bombas Ministrake. “Hoje [sexta], durante o dia, também foi utilizado pela primeira vez pela brigada, um soprador no combate e tivemos resultados positivos. A brigada voluntária do Vale do Capão vai seguir em combate durante a noite e a sede ficará aberta em alerta”.

Jornal da Chapada

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.