#Brasil: Inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade terminam nesta terça; saiba como participar

Postado em nov 22 2016 - 8:27am por Jornal da Chapada
foto

Iniciativa reconhece projetos e ações que se destacam por contribuir para melhorar o estado de conservação das espécies brasileiras | FOTO: Divulgação |

As inscrições para o Prêmio Nacional da Biodiversidade (PNB) se encerram nesta terça-feira (22). Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o PNB tem inscrições gratuitas, pela internet. O objetivo é reconhecer o mérito de iniciativas, atividades e projetos que se destacam por contribuir para melhorar o estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, incluindo a manutenção ou a mudança para uma categoria de menor risco de extinção, contribuindo para a implantação das Metas Nacionais de Biodiversidade.

São sete categorias disponíveis: sociedade civil; empresas; iniciativas comunitárias; academia; órgãos públicos; imprensa e MMA. O vencedor em cada uma delas será escolhido entre três finalistas, que concorrem também ao prêmio especial Júri Popular, definido por meio de votação eletrônica. O resultado será divulgado em 22 de maio de 2017, em Brasília, durante as comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade. Os finalistas recebem certificado de participação e os vencedores, um troféu.

Critérios
São elegíveis experiências que comprovem o alcance de ao menos um dos critérios: redução do declínio ou aumento do tamanho da população; redução da fragmentação ou aumento da conectividade entre as subpopulações; ampliação da área de distribuição da espécie, mesmo que seja por identificação de novas áreas ou redução de ameaças às populações.

Os critérios avaliados pela comissão julgadora serão a efetividade quanto ao estado de conservação da espécie, impactos ambiental, social e inovação. Na categoria Imprensa, também será levado em conta o alcance da matéria ou reportagem. As informações são do ICMBio.

Veja como participar

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.