#Tecnologia: Usuários do WhatsApp estão sob ameaça de criminosos cibernéticos

Postado em nov 22 2016 - 12:37pm por Jornal da Chapada
foto

Em apenas 1 hora, os cibercriminosos conseguiram inscrever mais de 10 mil usuários do WhatsApp apenas no Brasil | FOTO: Reprodução |

Os ataques cibernéticos, que acontecem na internet, têm como alvo os usuários do programa de mensagens eletrônicas WhatsApp. A ESET, empresa de soluções para segurança da informação, descobriu que cibercriminosos usam a nova funcionalidade de videochamadas do aplicativo para enganar os usuários. Por meio de páginas de internet falsas, eles prometem “a nova funcionalidade atualizada”, mas tudo não passa de um scam: o usuário, caso caia no golpe, é inscrito em serviços de SMS Premium (pago).

De acordo com o alerta da ESET, em apenas 1 hora, os cibercriminosos conseguiram inscrever mais de 10 mil usuários do WhatsApp apenas no Brasil. Após clicar no link malicioso, recebido pelo programa, a vítima é direcionada para um anúncio publicitário nomeado “última etapa”, no qual, ao clicar, solicita que uma mensagem de SMS seja enviada para um número Premium com um determinado texto. Dessa forma, a vítima é inscrita na serviço pago de SMS.

O layout, segundo a empresa, simula a página oficial do WhatsApp, incluindo funcionalidades como escolha de idioma segundo a geolocalização do IP a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. “É importante destacar que não se trata de um vírus de WhatsApp, já que nenhum arquivo é executado. Também não verificamos evidências de que os sites fraudulentos estejam tentando explorar vulnerabilidades nos equipamentos conectados. O único objetivo é o ganho financeiro, com a inscrição no serviço de SMS Premium”, afirma Camillo Di Jorge, presidente da ESET Brasil.
Saiba como se precaver do golpe

As dicas são as seguintes: primeiro, avise os seus contatos. Isso porque, provavelmente, o seu número vai começar a repassar o link malicioso. Depois, é necessário entrar em contato com a sua operadora celular pra checar quais serviços SMS o seu número está vinculado, e caso exista algo diferente, cancele. Outras dicas importantes são: apenas baixe apps de lojas oficiais e desconfie de links de desconhecidos. Do site Tech Tudo.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.