Ícone do site Jornal da Chapada

Operação Quali: Sete pessoas foram presas suspeitas de fraudar licitações na Bahia

capap
A operação teve como alvo empresas de impressos gráficos que formavam cartel para vencer licitações | FOTO: Divulgação/MP-BA |

Sete pessoas foram presas nesta segunda-feira (28) e outras sete conduzidas coercitivamente durante a “Operação Quali”, deflagrada pelo Ministério Público estadual para desarticular uma organização criminosa envolvida com a prática de fraudes em licitações na área de impressos gráficos. Um dos mandados de prisão foi cumprido na cidade de Aracaju e os outros seis na capital baiana.

Também foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, sendo apreendidos diversos documentos. A “Operação Quali” é resultado de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP (Gaeco) com o apoio do Departamento de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil (Draco) e do Centro de Operações Especiais (COE), da Polícia Civil.

Há indícios de que o cartel age há mais de 20 anos em todo o estado da Bahia | FOTO: Reprodução/MP-BA |

A operação teve como alvo empresas de impressos gráficos que formavam cartel para vencer licitações, na modalidade de pregão presencial, a preços superfaturados em órgãos públicos estaduais e municipais. As empresas combinavam de ingressar nos processos licitatórios, ajustando as propostas de preço entre si, de forma que sempre ganhasse a eleita pelo cartel com um valor superfaturado, sendo o valor dividido entre elas posteriormente.

Segundo as investigações, há indícios de que o cartel age há mais de 20 anos em todo o estado da Bahia e o superfaturamento gira em torno de 20% do valor do serviço, resultando em um prejuízo de milhões de reais aos cofres públicos. A “Operação Quali”, iniciada há aproximadamente três anos, envolveu um total de 23 promotores de Justiça e 63 policiais civis. Os resultados da Operação foram apresentados em entrevista coletiva na manhã de hoje na sede do MP, em Nazaré.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas