Guerreiros da Brigada de Barra da Estiva contra incêndios florestais estão no combate ao fogo que teve início na tarde da última quarta-feira (7) na Serra do Boqueirão, em Ituaçu, na Chapada Diamantina. Segundo o presidente da brigada, Edvaldo Miranda Alves, o local é de difícil acesso e fica a 30 quilômetros da sede de Barra da Estiva. “Depois da estrada de chão ainda temos que caminhar mais três quilômetros. É uma área de difícil acesso”, contou Edvaldo.
Os brigadistas realizaram uma avaliação do incêndio na manhã desta quinta-feira (8) para poder atuar durante a noite. “É uma região de caatinga, com um calor muito grande. Pela noite o trabalho é melhor”, disse Miranda. Ainda não há uma noção exata da extensão da queimada.
O grupo da brigada sai em sete pessoas e utiliza de carros próprios para trabalhar. Conforme Edvaldo é passado para eles que não há dinheiro na prefeitura de Barra da Estiva para este fim, com o quase término de mandato. No entanto, os brigadistas possuem equipamentos como bombas costais e abafadores para o combate na serra. “Só está faltando mesmo coturnos e macacões”, afirmou Edvaldo. O fogo segue consumindo a vegetação da região e o combate também continua.
Por Adalício Neto / Jornal da Chapada