#Bahia: Ufba entrega título de doutor honoris causa a Maria Bethânia

Postado em dez 10 2016 - 10:33am por Jornal da Chapada
maria

Foram citados os principais projetos de Bethânia, os álbuns, prêmios, homenagens em todo o mundo, além da ligação da artista com a língua portuguesa e a poesia FOTO: Reprodução |

A cantora, compositora e intérprete baiana, Maria Bethânia, recebeu, na noite desta sexta-feira (9), em Salvador, o título de doutor honoris causa da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A cerimônia de titulação ocorreu na Reitoria da Instituição, no bairro do Canela, onde Bethânia foi recebida por estudantes, professores e representantes do poder público e de outras universidades federais da Bahia.

Segundo a Ufba, a outorga do título foi proposta, inicialmente, pela Faculdade de Arquitetura e das Escolas de Belas Artes, Teatro, Dança e Música da universidade que completa, este ano, 70 anos: mesma idade da homenageada e, agora, doutora Maria Bethânia. Antes da assinatura de outorga, professores das cinco faculdades discursaram de modo a explicar a proposta do título.

Foram citados os principais projetos de Bethânia, os álbuns, prêmios, homenagens em todo o mundo, além da ligação da artista com a língua portuguesa e a poesia. Expressões como “dona de magistraturas interpretações musicais e textuais” ou “uma das maiores cantoras que este Brasil já viu surgir” foram citadas pelos docentes, durante os discursos. Presente na mesa de cerimônia, o reitor da Ufba, João Carlos Salles, também discursou em homenagem a Maria Bethânia e destacou “a alegria pela entrega do título”, em meio ao “momento difícil em que vivemos, sobretudo politicamente”.

“Bethânia expressa essa vitalidade da cultura baiana e eu acho que isso foi reconhecido com a sua força de intérprete, com a sua força de criadora, como é característico da universidade. Ela tem várias referências aqui, como interlocutores e parceiros e nós a temos como uma referência em vários atos nossos”, disse o reitor, que desejou boas vindas e pediu uma salva de palmas à homenageada. Durante o evento, estudantes e professores apresentaram intervenções artísticas cênicas e de canto, com apresentações musicais. Da Agência Brasil.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.