Pular para a barra de ferramentas
CidadesCuriosidadesMenu PrincipalSaúde

Morre aos 95 anos dom Paulo Evaristo Arns; Governador da Bahia expressa pesar

foto
Dom Paulo tinha 95 anos, 71 anos de sacerdócio e 76 anos de vida franciscana | FOTO: Reprodução/Folha Press |

Morreu no final da manhã desta quarta (14), em São Paulo, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Ele estava internado desde o dia 28 de novembro com broncopneumonia, no hospital Santa Catarina. Ontem (13), o estado de saúde do arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo havia piorado ele estava na UTI em função de problemas na função renal. Dom Paulo tinha 95 anos, 71 anos de sacerdócio e 76 anos de vida franciscana. Ele era cardeal desde 1973 e foi arcebispo metropolitano de São Paulo entre 1970 e 1998. O velório terá início no final da tarde na Catedral da Sé.

O trabalho pastoral de Arns foi voltado principalmente aos habitantes da periferia, aos trabalhadores, à formação de comunidades eclesiais de base nos bairros e à defesa e promoção dos direitos humanos. O portal Memórias da Ditadura, do Instituto Vladimir Herzog, relata parte da atuação do cardeal, que ganhou destaque já em 1969, quando passou a defender seminaristas dominicanos presos por ajudarem militantes opositores.

Governador expressa pesar
O governador Rui Costa, em nome de todos os baianos, expressou profundo pesar pelo falecimento do Cardeal. “Perdemos um líder religioso com uma trajetória de vida exemplar, que sempre lutou pelos pobres e oprimidos, a favor dos direitos humanos e pela liberdade de expressão”.

Dom Evaristo Arns, ao longo dos 28 anos de exercício do arcebispado, lembra o governador, criou dezenas de paróquias, centros comunitários e comunidades eclesiais de base, “que floresceram sob a liderança do arcebispo, que não se curvou à ditadura militar”, afirmou. “Representa uma liderança que não foi silenciada pela ditadura”, resumiu Rui Costa sobre Arns. Da Agência Brasil e da Secom/GOVBA.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios