Ícone do site Jornal da Chapada

Projetos de Suíca para o meio ambiente na capital aguardam designação e parecer

suica
O vereador Luiz Carlos Suíca | FOTO: Divulgação |

Dois importantes projetos para a preservação do meio ambiente e práticas para que a sustentabilidade ecológica esteja cada vez mais presente no cotidiano do soteropolitano foram apresentados pelo vereador Luiz Carlos Suíca (PT), durante sua primeira legislatura. Conforme o edil, nesta quarta-feira (14), as peças representam parte de anseios da população de Salvador, principalmente no que se refere à destinação adequada do óleo vegetal descartável, o famigerado ‘óleo de cozinha’, em bares e restaurantes. Outro ponto é o treinamento de funcionários desses estabelecimentos comerciais para a triagem e separação do lixo reciclável.

“Vamos seguir cobrando que ambas as pautas estejam nos debates na Câmara de Vereadores em 2017, assim a gente contribui para que o comércio de Salvador seja mais limpo, com até uma coleta de resíduos frequente e que atenda a todas as determinações da Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde. Costumo dizer que, para as pessoas, ser transparente é importante sempre, em todos os setores, e a criação de um selo, por exemplo, que aponte que determinado comércio é ecologicamente correto, pode ser também um diferencial e uma questão de transparência. As pessoas podem escolher ir em um lugar onde tem descarte correto dos seus resíduos ou em outro que não o faz”, explica o vereador Suíca.

Para quem não sabe, os projetos em questão são os de números 271/2015 e 559/2013. O primeiro dispõe sobre a criação do Selo Ecologicamente Correto a ser concedido aos bares, restaurantes, hotéis e congêneres de Salvador que conferirem a destinação adequada ao óleo vegetal descartável, na forma que indica. Essa peça está aguardando designação do relator. A segunda dispõe sobre a obrigatoriedade de bares e restaurantes oferecerem treinamento para capacitar seus funcionários, para fazer triagem e separação do lixo reciclável. Esse projeto está aguardando parecer da Câmara de Vereadores.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas